Pesquisar No Site
3ª Oficina de Agricultura Familiar esclarece requisitos de participação do PNAE
3ª Oficina de Agricultura Familiar esclarece requisitos de participação do PNAE
A 3ª Oficina para Agricultura Familiar promovida em Caraguatatuba na última quinta-feira (26/10), no auditório da Fundacc, reuniu cerca de 100 agricultores do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que por meio da capacitação poderão participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Durante a oficina, os produtores aprenderam como ter acesso ao PNAE e como o município espera que os produtos cheguem às merendas escolares. Também tiveram noções básicas de marketing para agregar valor ao produto que vendem.
A nutricionista do Setor de Alimentação Escolar, Paula de Almeida, explicou sobre o PNAE e quais os critérios que devem atender. “Fiquem atentos aos editais e às exigências sanitárias e burocráticas de concorrência”, explicou.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gilberto Figueiredo, abordou o tema “Boas Práticas Agrícolas na Colheita e Pós Colheita” e “Agregação de Valor ao Produto”.
Gilberto deu dicas de não desperdício dos produtos. “As perdas pós-colheita dependem dos cuidados durante a colheita e em todos os pontos de comercialização até o consumo, fiquem atentos à higiene das frutas e hortaliças durante esse processo”, disse.
Para finalizar, Diógenes Kassaoka, agrônomo do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, palestrou sobre “Fortalecendo a Agricultura Familiar através da União”.
Diógenes esclareceu sobre a importância de criar associações e cooperativas de produtores e como são realizadas as compras públicas por meio da Agricultura Familiar.
A oficina teve objetivo de incentivar o fortalecimento da agricultura familiar, além de ser um dos pré-requisitos para o chamamento público do PNAE no município.
Estiveram presentes, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; os diretores das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Educação, William Xavier e Fernandes Nunes, respectivamente, e a coordenadora do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso.
PNAE – Oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa aos estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.
Mais informações no telefone (12) 3887-3551, no Banco Municipal de Alimentos.
Veja Também Recentes
Com ajuda do COI de Caraguatatuba, Polícia Civil consegue localizar procurados por furto em loja de eletrônicos
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram a Polícia Civil a localizar dois indivíduos que, na semana passada, levaram cerca de R$ 100 mil em equipamentos de uma loja de eletrônicos. Os indivíduos foram encontrados em suas residências no bairro Morro do Algodão, região
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão de área pública no bairro Golfinhos
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (21), a demolição de um muro que estava sendo construído irregularmente em área pública, na Rua Pedro Reginaldo da Costa, no bairro Balneário dos Golfinhos, região centro/Sul da cidade. A ação só foi possível devido o constante monitoramento realizado pela equipe de fiscalização
Caraguatatuba intensifica vacinação contra Febre Amarela para pessoas não vacinadas
Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (4), intensificação da vacina contra a Febre Amarela para pessoas que ainda não foram vacinadas. A medida é devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por conta disso
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a