Pesquisar No Site
Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados
Caraguatatuba amplia vacinação contra Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a vacinação contra Meningite C nos adolescentes de 15 a 19 anos ainda não vacinados. A recomendação é da Divisão de Imunização do Estado de São Paulo e seguirá até o final de fevereiro.
O alerta para esta faixa etária, pois são os principais responsáveis pela circulação da doença na população, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo (bactéria) na nasofaringe.
Essa ampliação ocorrerá enquanto durar o estoque municipal. Essa mesma vacina continua sendo direcionada para crianças não vacinadas até 14 anos, 11 meses e 29 dias e para trabalhadores da saúde (temporariamente até fevereiro de 2023).
A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente. Esta infecção pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças com menos de cinco anos.
Os sintomas iniciais são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais.
Assim, é recomendado que sempre que exista suspeita de meningite C, a criança deve ser vista pelo pediatra para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados os exames necessários para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Os principais sintomas são rigidez na nuca, o que torna difícil encostar o queixo no peito; febre alta; dor de cabeça; confusão mental; dor de garganta; vômitos; sonolência e falta de apetite.
A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é com a vacinação, que pode ser administrada a partir dos três meses de idade. A vacina é disponibilizada em qualquer unidade de saúde e tem duração que varia entre um e dois anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até quatro anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.
As Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para atualização da carteira vacinal. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação. Confira as unidades: https://tinyurl.com/mrxe47b2.
Veja Também Recentes
Prefeitura alinha ações de segurança para a Virada do Ano
A Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de ações estratégicas nesta sexta-feira (20/12), em colaboração com a Polícia Militar e representantes da nova gestão de 2025 para garantir a segurança de moradores e visitantes nas festividades de final de ano. As ações fazem parte da Operação Verão 2024/2025. A reunião
Itinerário das linhas de ônibus passa por alterações no Réveillon em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade e Proteção ao Cidadão da Prefeitura de Caraguatatuba informa que nesta terça-feira (31/12), a partir das 20h, todas as linhas de ônibus deixarão de passar pela Av. Dr. Arthur Costa Filho (Av. da Praia), em razão das festividades de Ano Novo. Os ônibus com destino à
Novo Valor de Referência do Município da Prefeitura de Caraguatatuba entra em vigor dia 1º de janeiro
O Valor de Referência do Município (VRM) passará de R$ 4,60 para R$ 4,81 a partir de 1º de janeiro de 2025, em Caraguatatuba. O artigo 299 do Código Tributário do Município prevê a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para atualização monetária anual do VRM. O
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados