Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviço de contenção na orla do Massaguaçu e notifica DER

Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviço de contenção na orla do Massaguaçu e notifica DER
O avanço do mar na orla da Praia do Massaguaçu continua causando estragos na faixa litorânea. Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza mais uma ação de contenção no local.

#PraTodosVerem: Funcionários e maquinário da Secretaria de Serviços Públicos durante ação de contenção na orla da Praia do Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)
Após notificar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), para que providencie, imediatamente, a execução de obras de recuperação no trecho colapsado, funcionários da Sesep iniciaram reparos no canal de drenagem e a colocação de rochas fraturadas para reforçar a estrutura do calçadão.
Segundo o secretário da pasta, Marcelo Pereira, “a medida tem como objetivo garantir a segurança de ciclistas e pedestres que circulam pelo local e evitar acidentes, porém se trata de uma obra paliativa e que precisa ser concluída em definitivo pelo DER, órgão responsável pelo trecho”, avaliou.
No total, oito funcionários trabalham no local com o apoio de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, além de caminhões. O trabalho foi iniciado às 5h da madrugada de quarta-feira e a previsão para conclusão dos serviços é até às 15h desta quinta-feira (5).

#PraTodosVerem: Funcionários e maquinário da Secretaria de Serviços Públicos durante ação de contenção na orla da Praia do Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)
Recuo da pista
A Prefeitura de Caraguatatuba tem um projeto que prevê o recuo das pistas em direção ao continente, formando um S, para evitar a interferência do mar. “É uma obra que tem como meta resolver esse problema permanentemente”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior.
O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, complementa que existe um projeto aprovado pelo DER, mas ela teria ocorrido antes da intervenção em outro trecho da orla e agora com esse novo incidente é preciso deixar esse trecho mais seguro.
Segundo ele, a obra de recuo da rodovia demandaria, no mínimo, seis meses de execução e abrangeria um trecho de 600 metros. Diante dessa nova erosão, ele antecipa que o projeto pode sofrer adequação.
Veja Também Recentes

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas