Pesquisar No Site
Centro de Educação Infantil do Travessão conquista prêmio destaque em Congresso Internacional da Unitau

Centro de Educação Infantil do Travessão conquista prêmio destaque em Congresso Internacional da Unitau
O CEI Professora Regina Célia Santos Chapira Blaustein, localizado no bairro do Travessão, em Caraguatatuba, recebeu o prêmio destaque do 11º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), no Encontro de Iniciação Científica (Enic), categoria Baby, realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU).
O trabalho “FLIC: As belezuras literárias na Educação Infantil”, premiado nesse congresso, foi feito em forma de artigo científico, elaborado pela professora Tatiana Dias; a coordenadora pedagógica e mestra em Educação, Camila Pimentel; a agente de apoio escolar, Fabiana Vieira Guimarães, com a colaboração da aluna Sophia Siqueira Viana do Maternal 2A.

#PraTodosVerem Imagem da educadora Fabiana Guimarães, da professora Tatiana Dias, da coordenadora pedagógica Camila Pimentel e sentadas em uma quadra e com o banner da apresentação do artigo de Caraguatatuba, atrás, em um cavalete. Professor Doutor Também acompanha o grupo o professor doutor Edison Tibagy Dias de Carvalho Almeida, do Curso de Odontologia da UNITAU. As crianças Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes estão próximos, sentados em um tapete redondo com um baú de livros à frente e desenhos e pinturas.
“Este ano, o autor que trabalhou para a Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), realizada em setembro, no segmento Educação Infantil, foi Ilan Brenman. Além da leitura dos livros, houve práticas desenvolvidas com dança, pintura em tecido, pintura em papel, construção de personagens em material reciclável. Propus à Tatiana e à Fabiana, construirmos um artigo científico, a partir da experiência vivenciada para a FLIC, que foi prontamente atendida. Fizemos e inscrevemos o artigo e o resultado não poderia ser melhor: fomos premiadas”, contou a coordenadora pedagógica.
De acordo com Fabiana Guimarães, esse ano, o Maternal chegou à marca de 100 livros lidos. Dois, porém, foram mais trabalhados para a FLIC: “Gabriel, já para o banho” e “O que cabe num livro?”. A educadora contribuiu com entusiasmo registrando relatos das crianças para o artigo.
“Foi a primeira vez que participei de um projeto como esse e estou animada para os próximos”, declarou Guimarães.
A co-autora, Tatiana Dias, também ressaltou a parceria entre educadores e alunos nesse processo.
“No artigo, contamos sobre nossas vivências e o desenvolvimento da FLIC no decorrer do ano com as crianças, que tiveram acesso a diversas obras do autor Ilan Brenman. Com as crianças e a equipe de educadores Donato, Fabiana e Tamara, realizamos a construção da nossa exposição referente ao nosso livro central “O que cabe num livro?”, também produzimos uma apresentação musical realizada no Shopping Serramar. Foi muito gratificante participar deste Congresso e ver as crianças Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes, falando sobre as experiências vivenciadas por elas, por meio do nosso trabalho pedagógico que, sem dúvidas, resultou em um aprendizado significativo para todos”, afirmou Dias.

#PraTodosVerem Imagem dos alunos Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes em frente ao painel do 11º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), no Encontro de Iniciação Científica (Enic), categoria Baby, na entrada do evento.
A coordenadora pedagógica acrescentou ainda que essa atividade, sobretudo, ressaltou como é importante a literatura na Educação Infantil para a promoção de aprendizagens significativas, o aumento do repertório de palavras. Durante todo o processo da FLIC, as crianças exerceram protagonismo, tiveram lugar de fala e escutaram seus colegas. As crianças ampliaram seus repertórios literários, fato este percebido pelas identificações das personagens dos livros presentes nas exposições das outras turmas e conhecimentos que demonstraram sobre as histórias lidas pela professora.
“Creio que por meio desse artigo, tenhamos conseguido mostrar à comunidade acadêmica, a potência das produções das crianças, sobretudo, a importância da literatura na Educação Infantil que atenda aos desejos e as demandas dos pequeninos discentes, conduzindo-os a aquisição de uma aprendizagem coletiva, individual e significativa. É importante ressaltar que as experiências relatadas no artigo é fruto do trabalho de toda a equipe do maternal 2 A”, acrescentou Pimentel.
A premiação ocorreu no auditório da Engenharia Civil da Universidade de Taubaté, no dia 22 de novembro. Estiveram presentes as autoras Camila Pimentel, Fabiana Guimarães e a diretora da unidade escolar, Gildete Cacique Costa Leandro, e as crianças, Sophia Siqueira Viana e Juan Pablo da Silva Nascimento Mendes. A solenidade foi transmitida pela TV Unitau.
Veja Também Recentes

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12