Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança Boa Medida para combater obesidade infantil

Caraguatatuba lança Boa Medida para combater obesidade infantil
Na próxima terça-feira (24), a Secretaria de Educação lança o projeto Boa Medida, às 8h, no Ciase Sumaré.
O programa desenvolvido pelo Setor de Projetos, em parceria com o Setor de Informática Educativa, fez uma pesquisa com 7.956 alunos, de seis a doze anos da rede municipal de ensino e diagnosticou que 20,6 % estão obesos e 17,8% com sobrepeso, representando um índice de 38,4%, ou seja, 3.052 estudantes. Desse grupo identificado, 85% não pratica atividade física regularmente.
Estes alunos serão encaminhados para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, voltadas para a promoção da saúde e redução de peso com profissionais das Secretarias de Educação e Saúde.
O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos com sobrepeso e obesidade, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.
Regularmente os participantes juntamente com os pais, passarão pelo Cemcaf para acompanhamento de suas avaliações e orientações com nutricionista e psicólogo.
O Projeto Boa Medida disponibiliza um site exclusivo para os gestores e professores de educação física da rede municipal, uma ferramenta inédita e eficaz na transmissão de dados on-line colhidos na avaliação de cada aluno e por escola, que poderá ser acessado por médicos, psicólogos e nutricionistas credenciados no projeto, ampliando a rede de proteção para as nossas crianças e adolescentes no combate ao sedentarismo e a obesidade no município.
O Boa Medida tem como coordenador geral, Mário Luiz da Silva, coordenadora pedagógica, Sandra de Paula e coordenador técnico, Cícero Alberto dos Santos.
Após o lançamento oficial haverá caminhada com alunos, pais, professores e autoridades presentes com saída do Ciase Sumaré até o mirante da Praia da Freira e retorno ao Ciase.
Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava