Pesquisar No Site
Atividade Delegada contribui com policiamento na cidade

Atividade Delegada contribui com policiamento na cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba tem investido na área da segurança para inibir a ação de bandidos, mesmo sendo uma responsabilidade do Governo do Estado.
Uma das medidas adotadas pela atual administração foi o aumento de 50% do efetivo policial da chamada Atividade Delegada (AD), quando o policial atua em momento de folga, mas custeado pela Prefeitura.
Com a decisão tomada, o resultado foi imediato. Segundo dados disponibilizados pela Polícia Militar, em setembro houve uma queda de 70% nos roubos de veículos e de 33% de roubos em geral.
Atualmente, a Atividade Delegada conta com um total de 24 policiais, 16 deles atuam em quatro viaturas em dois turnos, seis em bicicletas e dois a pé.

Fotos: Luis Gava/PMC
Mais investimentos
No início do ano, a Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu recuperar 16 câmeras de monitoramento que estavam desativadas na cidade.
Além disso, já está em andamento o processo de licitação para aquisição de mais 30 câmeras que podem ter o seu posicionamento controlado à distância e outras 20 câmeras OCR, com capacidade para identificar letras, fisionomias e características veiculares.
Até o final do ano, a intenção do prefeito Aguilar Junior é dobrar o número de policiais, passando para um total de 40, atuando em toda a cidade, fora o efetivo da própria Polícia Militar, que deve aumentar também com a Operação Verão.
Além disso, já está no Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento para os próximos anos, a implantação de uma Guarda Civil Municipal.
Para o comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), 1º tenente PM Luiz Fernando de Oliveira, a parceria entre Polícia Militar e Prefeitura é benéfica para a população e para os turistas. “A segurança da cidade é um objetivo de todos e esse trabalho em conjunto tem mostrado resultados positivos”.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, a Prefeitura está empenhada em aumentar a segurança da cidade. “Ampliar a Atividade Delegada e o monitoramento por meio de câmeras vai ser um grande passo. Queremos implantar no município o conceito de ‘muralha digital de segurança’, que consiste em instalar as câmeras nos locais chaves, de forma que sejam instrumentos eficazes para cercar a cidade, funcionando como apoio aos policiais”, explica o prefeito.
Veja Também Recentes

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e