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Procon de Caraguatatuba fornece dicas para fugir das pegadinhas da Black Friday
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para fugir das pegadinhas da Black Friday
A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do Natal. O dia 25 de novembro será marcado por descontos generosos em diversos produtos, mas para atrair os consumidores antecipadamente, as empresas costumam ofertar promoções ao longo do mês. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das “pegadinhas” e dos golpes nas ofertas da Black Friday
O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que algumas lojas fazem uma espécie de esquenta com as ofertas no início de novembro.
“A data é esperada o ano todo por ter bons descontos e promoções, mas antes do dia oficial algumas empresas dão ‘spoilers’ do que os consumidores podem esperar. Por outro lado, os cibercriminosos aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Então, como se proteger e garantir a segurança durante suas compras nesse período? Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair em armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, recomenda.
De acordo com Moreira, as mercadorias mais procuradas na Back Friday são TVs e smartphones. “Pesquise o produto escolhido, suas características, preço, qualidade, durabilidade, se possui assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. Cuidado para não comprar ‘gato por lebre’ ou pagar a metade do dobro do preço!” enfatiza. “Ao decidir qual produto irá comprar, pesquise o preço médio de mercado com antecedência, certifique-se de que, realmente, o preço se trata de uma promoção real e não de um desconto ilusório. Não se aventure a comprar em sites internacionais, o barato pode sair caro. Inclusive, é preciso considerar os prazos de entrega e que os produtos importados poderão ser tributados ao entrar no território nacional”, reforça.
Moreira também chama atenção para levar em consideração nas compras virtuais os fornecedores mais conhecidos. “Mas pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e Ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física, ou seja, pela internet, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e jamais se iluda com preços extremamente menores que a média de preço daquele produto no mercado”, finaliza.
Black Friday
A Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal e grandes promoções em muitas lojas. É um dia depois do Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving Day”), nos Estados Unidos, após a quarta quinta-feira do mês de novembro.
Em 24 de setembro de 1.869, os investidores Jay Gould e James Fisk forçaram os preços das ações de ouro disparar na Bolsa de Nova York e enriqueceram com a manobra. O presidente dos Estados Unidos na época, Ulysses Grant, vendeu o estoque de ouro do tesouro americano e muitos investidores que aproveitaram a alta do metal, perderam bastante dinheiro. O termo Black Friday foi usado pela primeira vez nesta, em função do prejuízo causado pela especulação de Gould e Fisk.
No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.
No início dos anos 90, a polícia da Filadélfia chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, em função das muitas pessoas na rua e dos congestionamentos de veículos enormes, já que a data abria o período de compras para o Natal. A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Confira mais dicas para evitar transtornos nas compras da Black Friday
- Compre somente o necessário, nunca compre por impulso ou porque o preço está muito atrativo;
- Pesquise a lista de sites indesejáveis da Fundação Procon/SP, antes de efetuar uma compra on-line;
- Na compra de um produto, não se apegue a marcas, a qualidade do produto é uma obrigação de mercado;
- Verifique e pesquise se o fornecedor escolhido não possui reclamações nas diversas plataformas de reclamação, ainda faça uma pesquisa no link para verificar se o site é confiável;
- Não clique em ofertas por e-mail ou WhatsApp, pode ser um golpe, escolha comprar somente por sites oficiais e devidamente identificados;
- Evite comprar se o pagamento pelo produto for ofertado somente através de débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar indícios de fraude;
- Na dúvida entre em contato com o fornecedor através de sites oficiais para obter maiores esclarecimentos e confirmar a oferta, certifique-se do preço exato do produto para concluir a compra;
- Planeje sua compra e os gastos, considerando que, as compras por impulso e desnecessárias podem comprometer o seu orçamento por um bom tempo e risco de endividamento;
- Compras realizadas presencialmente em lojas físicas não poderão ser canceladas, salvo os casos excepcionais, portanto, evite transtornos, confira o tamanho do produto, cor e qualidade antes de concluir a compra; e
- Ao comprar em uma loja física, verifique se existe a possibilidade de troca do produto, confirme as regras antecipadamente com o responsável pelo estabelecimento e por escrito, o combinado não sai caro.
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