Pesquisar No Site

12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba

Publicado em: 08/11/2022
Destaques
12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba
12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba

O 12º Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural de Caraguatatuba, será realizado de 11 a 13 de novembro, na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu, região norte do município. A atração retorna ao calendário de eventos depois de 10 anos da última edição.

#PraTodosVerem: Bolinhos de mexilhão servidos em travessa decorada com folhas de alface (Foto: Divulgação/Na Onda da Trilha)

Após a Secretaria Municipal de Turismo ter encaminhado uma proposta à comunidade local, a festa voltará a agitar a programação da cidade, unindo a política de preservação e o resgate da cultura caiçara, com a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.

O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, reunirá um cardápio com diferentes pratos elaborados à base de mexilhão, como lambe-lambe, bolinho de mexilhão, strogonoff, marisco ao bafo com vinagrete, entre outras preparações, vendidas entre R$ 5 e R$ 45.

Além disso, as barracas comercializarão diversas opções de doces e cervejas artesanais. A festa também terá espaços para exposição e venda de artesanatos típicos da região. Já a animação do festival ficará por conta de artistas solos, grupos e bandas locais, de diferentes gêneros musicais como pagode, rock, pop e sertanejo.

#PraTodosVerem: Prato com mexilhões servidos ao vinagrete (Foto: Divulgação/Na Onda da Trilha)

Segundo o presidente da Amapec, José Luiz Alves, é grande a expectativa para a retomada. “O festival é parte importante da comunidade e sentimos muito a falta do evento nesses últimos 10 anos. É uma alegria imensa voltar a unir as famílias no preparo da festa, que além de gerar renda, é símbolo de confraternização em torno da cultura caiçara”, destacou.

Ainda durante o festival, o público poderá contratar passeios para conhecer a Fazenda Marinha de Mexilhões da Praia da Cocanha, que integra o Turismo de Base Comunitária (TBC) promovido pela comunidade. A atividade será realizada no sábado e domingo, com saída a partir das 8h e tem duração de uma hora e meia.

As tendas gastronômicas do 12º Festival do Mexilhão funcionarão na sexta-feira (11), das 19h à 0h, reabrem no sábado (12), da 12h à 0h e, seguem no domingo (13), das 12h às 22h.

#PraCegoVer: Fazenda Marinha de Mexilhão com bóias azuis sobre a água e a Ilha da Cocanha ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Confira a programação musical do 12º Festival do Mexilhão:

Sexta-feira (11/11)

18h às 19h30 – Samamba Brasil (MPB)
20h às 21h30 – Terra Forte (MPB, Reggae e Rock)
22h às 23h30 – Revolussom Reggae (Reggae e World Music)

Sábado (12/11)

13h30 às 15h – Grupo Parceria (Pagode e Samba)
15h30 às 17h – César Nanico (Sertanejo)
18h às 19h30 – Wany Oliver (Axé, Forró e Sertanejo)
20h às 21h30 – Pacelli (Forró, Samba, Sertanejo, entre outros)
22h às 23h30 – Zirinho da Bahia (Axé, Forró, Pop, entre outros)

Domingo (13/11)

13h30 às 15h – Fandango Caiçara Mestre Pedrinho (Fandango Caiçara)
15h30 às 17h – Tribo Caiçara (Forró)
18h às 19h30 – Trio Praiano (Forró)
20h às 22h – Saquaritá (Forró)

Serviço
12º Festival do Mexilhão
Data:
 11 a 13 de novembro (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira, das 19h à 0h, sábado, das 12h à 0h e, domingo, das 12h às 22h
Local: Praça Irmã Lucila (Av. Maria Carlota) – Massaguaçu
Entrada gratuita

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores

A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/04/2025
Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro

O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 20/03/2025
Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025