Pesquisar No Site
Técnicas da Sepedi apresentam Programa de Empregabilidade para PcD a empresários no Empreenda Caraguá

Técnicas da Sepedi apresentam Programa de Empregabilidade para PcD a empresários no Empreenda Caraguá
Durante a 4ª edição do Empreenda Caraguá, realizada entre 26 e 29 de outubro, as técnicas da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Maria Elvira Alves e Rosana Passos, percorreram 38 estandes de empresas para apresentar o Programa de Empregabilidade para pessoas com deficiência (PcD) aos empresários participantes.

#PraTodosVerem: As técnicas da Sepedi Maria Elvira e Rosana com funcionárias do Sicred (Foto: Divulgação/PMC)
O setor de Empregabilidade da Sepedi recebe currículos de PcD e idosos que queiram ingressar no mercado de trabalho, faz prospecção de vagas nas empresas locais, encaminha os interessados, dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.
“Tivemos uma boa recepção durante as visitas. Muitos empresários locais ainda não sabiam do trabalho desenvolvido pelo setor de Empregabilidade. O Empreenda Caraguá foi uma ótima oportunidade para divulgarmos nossas ações”, afirmou Alves.
A empresária Milene Rodrigues, da Autoescola Objetivo, disse que não conhecia esse serviço. “Achei interessante e já demonstrei interesse em contratar pessoas com deficiência e idosos de acordo com as vagas oferecidas”, comentou.
No primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.

#PraTodosVerem: As técnicas da Sepedi Maria Elvira e Rosana com a proprietária da Autoescola Objetivo, Milene Rodrigues (Foto: Divulgação/PMC)
Maria Elvira explicou que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho e também empresas que queiram consultoria nesta área podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda a sexta, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
Veja Também Recentes

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos