Pesquisar No Site
Curso de Energia Solar Fotovoltaica tem início em Caraguatatuba

Curso de Energia Solar Fotovoltaica tem início em Caraguatatuba
Sempre acompanhando as novas tendências do mercado de trabalho, o Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta semana, em parceria com o Senai, o curso de Energia Solar Fotovoltaica, dentro da Unidade Móvel, instalada no Centro.

#PraTodosVerem: Alunos sentados dentro da carreta durante aula; professor aponta para um globo do planeta Terra (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Com uma estrutura totalmente equipada com sistemas de energia solar fotovoltaicos, o curso promete capacitar os alunos para atuar na área, em qualquer região do mundo. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
Segundo o instrutor do Senai, José Roberto Nascimento, nas primeiras aulas já é ensinado o comportamento da radiação solar no planeta, de acordo com cada região. “São várias técnicas de aplicação e o aluno sairá capacitado para trabalhar onde quiser, seja de forma autônoma ou em alguma empresa especializada na área”, explicou.
Com atuação no ramo há um ano, Paulo Renato Dias, de 32 anos, sempre trabalhou na construção civil e viu na instalação de energia solar um novo nicho de especialização. “Já possuo alguns clientes, mas agora com certificado do Senai, tenho certeza que vou aprender novas técnicas e aumentar minhas opções de trabalho”, contou Paulo.

#PraTodosVerem: Painel com aparelhos do sistema de energia solar instalado dentro da carreta (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Já Vinicius Ribeiro da Rocha, de 31 anos, está há dois com instalação de energia solar e já expandiu a clientela para outros municípios. “Quanto mais este trabalho for divulgado, mais oportunidades irão surgir. Obrigado a todos os envolvidos neste projeto, por oportunizar novos meios de atuação no município”, disse.
O curso têm por objetivo o desenvolvimento de competências para avaliação da viabilidade técnica e financeira da implementação de sistemas de energia solar fotovoltaicos, diagnosticando fatores de consumo de energia, identificando tecnologias e equipamentos, propondo soluções de acordo com normas e determinações dos órgãos regulamentadores.
São abordados temas como análise das condições para utilização de energia solar fotovoltaica; importância da implementação de energias renováveis e eficiência energética; fatores de consumo relevantes com possíveis aplicações e uso de energia solar fotovoltaico; funcionamento; dimensionamento; instalação; manutenção, entre outros.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca que todas as qualificações são pensadas e preparadas para atender os interesses da população. “Queremos sempre oferecer as melhores oportunidades para fomentar a geração de renda e o ingresso no mercado de trabalho”, disse.
Veja Também Recentes

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas