Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba entrega em seis anos 11 novos equipamentos hospitalares
Prefeitura de Caraguatatuba entrega em seis anos 11 novos equipamentos hospitalares
Desde 2017, a Prefeitura de Caraguatatuba tem investido na entrega de novos equipamentos hospitalares e na melhoria do atendimento aos pacientes que procuram a rede municipal de Saúde.
O prefeito Aguilar Junior colocou como prioridade o investimento e já no começo de sua gestão realizou a abertura de mais duas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs), sendo uma no Norte, no Massaguaçu e outra no Sul, no Perequê-Mirim, para descentralizar o atendimento e evitar que pacientes se deslocassem por grandes percursos em busca de consultas de urgência e emergência. O resultado foi imediato e, consequentemente, a diminuição no tempo de espera na fila.
Também foi descentralizado o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Antes apenas com uma unidade no Centro, agora Caraguatatuba conta com mais três: uma unidade no Perequê-Mirim, outra no Massaguaçu e mais uma no Golfinhos, diminuindo o tempo resposta para atendimentos de urgência e emergência.
Além disso, bairros populosos que não possuíam Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ganharam equipamentos novos e modernos, entre eles, a UBS Jetuba, a UBS Perequê-Mirim II, UBS Sumaré, UBS Rio do Ouro e a UBS Golfinhos. Perequê-Mirim e Sumaré também ganharam um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) cada.
Modelo no Litoral Norte, Caraguatatuba ganhou em abril de 2019, na gestão de Aguilar Junior, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, local exclusivo e focado no atendimento das mulheres da cidade. Lá, a paciente tem à disposição consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, mastologia, endocrinologia, nutricionista, psicologia e pediatria, além de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e exames citológicos de papanicolau. Além disso, abriga o Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano.
Aumentos de leitos, HR e Centro de Oncologia
Depois de mais de 10 anos, a Casa de Saúde Stella Maris ganha novos leitos de Enfermaria e UTI, o que garante um maior número de pacientes tratados na cidade em casos de alta complexidade.
O aumento já foi feito durante o período de pandemia da Covid-19 e agora a unidade hospitalar terá novos leitos para atendimento de todas as patologias. As obras de ampliação estão na fase final e a Casa de Saúde Stella Maris ganhará novas instalações que irão possibilitar 54 novos leitos permanentes de enfermaria/internação, leitos de urgência e emergência e leitos de observação. O Stella Maris ganhou também, em abril de 2021, o Centro de Reabilitação Psiquiátrico.
Uma das mais importantes conquistas foi em 2021 quando Caraguatatuba ganhou o Hospital Regional, que serve como retaguarda para pacientes da cidade de outros municípios do Litoral Norte. O local já recebe serviços de cirurgia geral, anestesiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hemodinâmica, nefrologia ambulatorial, neurocirurgia, radioterapia, pediatria, pneumologia, UTI adulto e UTI pediátrica, ortopedia e oncologia, além de exames diagnósticos, como colonoscopia, endoscopia, ressonância, tomografia, ultrassom, mamografia, holter, mapa, biópsia. No total, o hospital dispõe, para a população adulta e infantil, 227 leitos entre unidades de terapia intensiva e enfermarias.
E desde setembro do ano passado, depois de uma luta pessoal de Aguilar Junior junto ao Governo do Estado, Caraguatatuba abriga o Centro de Oncologia do Litoral Norte. Com o funcionamento da unidade hospitalar, os pacientes da região deixam de se deslocar por grandes distâncias para outros municípios em busca de tratamento oncológico.
“Desde que assumimos a gestão, em janeiro de 2017, trabalhamos incansavelmente para melhorar as condições da Saúde de Caraguatatuba e identificamos que era necessário descentralizar os atendimentos, não só de Unidades Básicas de Saúde, mas também de urgência e emergência. Construímos duas UPAs, novas UBSs, CAPS e bases do SAMU. Outro foco foi o aumento de leitos de Enfermaria e UTI na cidade e adaptamos a UPA Central durante a pandemia ganhando uma nova estrutura, além de investir na ampliação dos leitos da Casa de Saúde Stella Maris. Ganhamos um Hospital Regional e depois de muita luta o Centro de Oncologia do Litoral Norte. São importantes ações que garantem um atendimento de qualidade e evita que nossos pacientes se desloquem para outras cidades. Saúde sempre será prioridade na minha gestão, pois nosso foco é salvar vidas”, destacou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.
Veja Também Recentes
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
O 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte, realizado pelo Módulo, é neste final de semana
O Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo no próximo final de semana (09 e 10/11), das 8h às 18h. Nesta primeira edição a entrada do
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas