Pesquisar No Site
Prefeito de Caraguatatuba acompanha avanço das obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê
Prefeito de Caraguatatuba acompanha avanço das obras do Enrocamento do Rio Juqueriquerê
Com o avanço das obras do molhe sul do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, o prefeito Aguilar Junior esteve na manhã desta quinta-feira (13) acompanhando as atividades da formação do paredão de pedras.
Na ocasião, representantes de diversas secretarias municipais puderam acompanhar de perto o progresso dos trabalhos.
Atualmente os maquinários realizam a colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar nos Molhes Norte e Sul.
O paredão de pedras já pode ser visto no local e surtem os primeiros efeitos em relação ao acúmulo de sedimentos à margem do rio. Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.
Segundo a Secretaria de Obras Públicas, no lado norte, o paredão chega a quase 200 metros de extensão para dentro do mar.
O prefeito Aguilar Junior garantiu que até 2023, o tão esperado Enrocamento do Rio Juqueriquerê estará pronto. “Até o final deste ano, as obras chegam a 700 metros para dentro do mar no lado norte e 400 metros do lado sul. Os trabalhos não param. Todo dia, são cinco viagens de caminhões e cinco metros de pedra por dia que avançam”, destacou.
Além da melhoria da drenagem de diversos bairros da região sul de Caraguatatuba, também trará melhoria na segurança da navegação e no trânsito de embarcações na entrada e saída do rio.
Participaram da visita, o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; o chefe de gabinete adjunto, Givanildo Nunes; o secretário da Fazenda, Nelson Hayashida; o secretário de Administração, Eduardo Cursino e servidores de diversas secretarias.
Mais seguranças às embarcações
No local também foi apresentada a instalação provisória de holofotes para iluminar as obras do molhe norte.
A medida visa proporcionar segurança para as embarcações que circulam próximo do empreendimento e regrar o fluxo de embarcações da atividade pesqueira e do turismo náutico.
Depois de concluído as obras do trecho do paredão de pedras, a Prefeitura de Caraguatatuba fará no local um projeto de revitalização que inclui praça e uma iluminação moderna, que será executada em parceria com a empresa Caraguá Luz.
Veja Também Recentes
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
MACC Museu Vivo: Ritmos e Cultura Agitam Caraguatatuba neste sábado
O Festival “MACC Museu Vivo” faz parte do projeto “Por Dentro do MACC” (PDM), uma iniciativa multifacetada que visa integrar arte e cultura à vida da comunidade. Neste sábado, 16 de novembro, além da tradicional feira agroecológica Rapecca, o evento contará com a atração musical da Nação Judah que traz
5ª parcela do ISS Fixo e das taxas de licença da Prefeitura de Caraguatatuba vencem em 21 de novembro
A quinta parcela das seis do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence no dia 21 de novembro (quinta-feira) e a última, no dia 20 de dezembro. Os carnês online estão disponíveis para download no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na
Centro de Educação Ambiental do Parque do Juqueriquerê é interditado para reparos
O Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo, em Caraguatatuba, foi temporariamente interditado para reparos no telhado. A visitação ao parque segue normalmente. Totalmente integrado à natureza, o parque foi construído em uma área de 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de