Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado

No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca serviços de atendimento humanizado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (10), evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no auditório da Fundacc.

#PraTodosVerem: Mulher em cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Participaram profissionais da área e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e do CAPS-AD. Foram promovidas palestras sobre o tema e uma dinâmica de reflexão.
O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde, elaborado em 1947 é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O objetivo da data é chamar a atenção para a necessidade desse cuidado que é fundamental, porque a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e droga ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, entre outras.

#PraTodosVerem: Homem cima do palco fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Em Caraguatatuba existem equipamentos que são especializados no atendimento da saúde mental, são eles, CAPS II, CAPS-AD, Protege, Ambulatório Infanto-juvenil e Centro Especializado em Reabilitação (CER) que atende pacientes com autismo.
A diretora do setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí, reforça que todas as pessoas precisam melhorar sua saúde mental e nem todas dão atenção para essa área do corpo. “É muito importante dar valor a essa causa e o retorno pós-pandemia está sendo um desafio. É hora de renovar as energias e tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos”, destaca.
Foram realizadas as palestras sobre ‘Normatização da Violência na Infância e Adolescência’, ministrada pelo psicólogo Cristiano Lanza Liveraro; ‘Como conhecer as habilidades sociais e desenvolvê-las’, pela psicóloga Valéria de Souza Santana; e a sensibilização e Dinâmica: ‘Criatividade no Enfrentamento da Vida Cotidiana’, pela psicóloga Mirna Fleck de Sá e a terapeuta ocupacional Maíra de Paiva.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– CAPS-AD, no Perequê-Mirim, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil, no Centro. No mesmo local, também são atendidos casos de violência contra crianças e adolescentes, através do ‘Protege’.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER – O setor de Reabilitação Neuro Infantil, no bairro Jardim Primavera, atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas