Pesquisar No Site
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é o palco de uma batalha épica, em um cenário em que a natureza do litoral paulista rivaliza com a luta pela sobrevivência.

#PraTodosVerem: Produção do documentário Viajante das Marés. (Foto: Gustavo Grunewald)
“Viajante das Marés” é um documentário que explora o cotidiano das comunidades caiçaras do litoral norte, retrata os desafios e as belezas do tradicional ciclo de pesca da tainha. Enquanto o capitalismo e a pesca industrial ameaçam práticas ancestrais, o filme revela como a falta de políticas públicas impacta a cultura, os costumes e a esperança dessas comunidades. Por relatos de pescadores experientes, que revelam como os jovens hesitam em herdar essa profissão, o documentário celebra a resiliência e a luta pela preservação de um modo de vida sustentável, em harmonia com o oceano e a tradição.
Litiane Fernandez é gestora cultural do Ponto de Cultura Viva Zambô e fundadora do Coletivo Ali Arte, com trabalhos focados em comunidades tradicionais. Seu documentário é um chamado para a preservação da cultura caiçara. O projeto foi realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo – edital 23/2023 Lúcio Braun, com Produção da Caraguatá Filmes e Coprodução Coletivo Ponto de Cultura Ali Arte. Conta também, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.
A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, nº 72, no Centro do município. Para mais informações, acesse as redes sociais: @viajantedasmares e @aliartepontodecultura.
Ficha Técnica
Direção e Produção Executiva: Litiane Fernandez l Duração: 82 minutos l Ano de Produção: 2024
Roteiro: Maximiliano Fernandez l Direção de Fotografia: Felipe Scapino l Ator: Kaique Merichelli l Ator Mirim: Benjamim Rodrigues l Edição Montagem: Beatriz Rodrigues l Som Direto: Kaique Merichelli l Produção: Marcella Uehara e Aline Macedo l Distribuição: Caraguatá Filmes
Apoio Cultural
LPG E MINC l Fundacc l CMPCC l Câmara Municipal l Caraguatá Filmes l Ali Arte
Serviço
Exibição do Documentário “Viajante das Marés” l Pré-estreia
Dia 16/5 – sexta-feira – às 19h
Videoteca Lúcio Braun l Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, Centro
Entrada gratuita l Livre
Duração 82 min.
Veja Também Recentes

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se