Pesquisar No Site
Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16).
O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42, local conhecido como “Pedra Grande”, das 14h às 16h. O objetivo das cinco pré-conferências que foram iniciadas no dia 14, é promover escuta, diálogo e construção coletiva para serem apresentados na 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, no dia 7 de maio, no salão do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 9h às 16h30.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), promovem cinco pré-conferências em regiões distintas da cidade para que os interessados possam participar.
Em cada pré-conferência são discutidos os cinco Eixos propostos este ano: 1- Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2 – Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3 – Proteção e enfretamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4 -Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
O tema principal das Conferências municipais, estaduais e nacional deste ano é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, Caraguatatuba conta com 134.875 habitantes e destes, 22 mil são idosos.
Primeira Pré-Conferência
A primeira Pré-Conferência realizada segunda-feira (14) foi aberta pela secretária da Sepedi, Ivy Monteiro Malerba, que disse sobre a importância dos eventos para elencar propostas e compor os delegados que representarão o município na conferência estadual, em agosto, em São Paulo, e, posteriormente, na Conferência Nacional, em novembro, em Brasília.
“A população brasileira está envelhecendo e a projeção é que em 2050 o país triplique o número de idosos. Caraguatatuba foi pioneira em implantar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em 2011, enquanto a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi criada em 2016. O objetivo do Governo Municipal sempre foi o de estar atento às políticas públicas que proporcionem um envelhecimento saudável, ativo e significativo para os nossos munícipes. Queremos resgatar a parceria com o terceiro setor, avançar na rede protetiva e investir em cultura e esporte e aplicarmos os recursos do Fundo Municipal do Idoso da forma mais benéfica”, disse Malerba.
O presidente do CMDDI, Alexandre Barroqueiro, pretende que durante as reuniões os presentes entendam mais como o conselho do idoso funciona e como ele atua. Também levar informações sobre os serviços disponíveis pelo município aos idosos de todas as regiões. “Todos devem ter as mesmas oportunidades independente de classe social e local onde residem”, afirmou.
Presente na primeira pré-conferência, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, Luís Carlos Gonçalves, acredita que para a conferência principal haverá bastante material a ser levado à 3ª Conferência, no dia 7 de maio.
Essa foi a primeira vez que Elias Salim participou de uma pré-conferência e também se candidatou como um dos delegados. “Vim para me aproximar de outras pessoas, trocar ideias e tirar dúvidas. Temos que pedir, reivindicar e agradecer por esse espaço”, disse.
A conselheira do CMDDI, Vera Aparecida Moura, ressaltou que a participação é fundamental para alcançar metas e objetivos. “As pessoas que são interessadas devem buscar informações nesses encontros e maneiras de serem atuantes em benefício próprio e da sociedade”, afirmou.
Secretaria de Comunicação 15/04/2025.
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Caraguatatuba recebe “Jogos de Verão 2025”
A cidade de Caraguatatuba recebe no próximo domingo (23), no espaço esportivo ao lado do Restaurante Guaruçá, os “Jogos de Verão 2025”, da Igreja Universal. O evento ocorre a partir das 13h e conta com o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria de

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba nesta semana
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue com mutirão de limpeza do mês de março nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Tinga, Indaiá, Centro, Jaraguazinho, Jardim Jaqueira e Sumaré, em Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (18/3), grupos de funcionários da