Pesquisar No Site
Moradores sentem alívio após retirada de árvore que ameaçava cair no bairro Benfica

Moradores sentem alívio após retirada de árvore que ameaçava cair no bairro Benfica
Um árvore de grande porte de aproximadamente 18 metros, foi retirada em uma operação que envolveu técnicos da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da empresa de energia elétrica EDP-SP, na rua Sebastião Mariano Nepomuceno, em frente ao número 965 no bairro Benfica, região central de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem Caminhão com cesto aéreo da EDP-SP eleva um funcionário até a fiação num poste de luz para que a energia seja cortada para a realização da retirada de uma árvore. (Fotos: Fernando Matos)
Os trabalhos iniciaram às 7h e se estenderam até 12h, porque como havia risco de queda, optou-se pelo desmonte, ou seja, poda de todos os galhos e, posteriormente, das partes pequenas do tronco até chegar à base.
A árvore estava dentro do terreno da casa de Dora Custódio dos Santos, 57 anos. “Abri o chamado para retirada há mais de dois anos. Minha preocupação é que caísse nas casas dos três vizinhos da frente. As raízes já estouraram parte do muro e o tronco estava inclinado em direção à rua”, contou a moradora.

#PraTodosVerem Caminhão com cesto aéreo da EDP-SP eleva um funcionário até a fiação num poste de luz para que a energia seja cortada para a realização da retirada de uma árvore. (Fotos: Fernando Matos)
Há 18 anos no local, Ortília Pinto, 74 anos, disse que nos dias de chuva e vento forte tinha muito medo da árvore cair sobre sua casa. Seu vizinho de parede que está ali há 33 anos, Pedro Alexandrino, 73 anos, há 33, afirmou estar aliviado com o procedimento de retirada.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano, disse que o serviço foi trabalhoso, pois exigiu o desligamento da energia elétrica e uma retirada do material passo a passo para garantir a segurança tanto dos servidores quanto dos residentes.
“A árvore estava realmente podre. O que foi confirmado ao término quando vimos que a base do tronco estava apodrecido e oco por dentro. O importante é que deu tudo certo”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 4/4/2025
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba completa 27 anos e promove palestra com arqueóloga Cintia Bendazzoli
Em comemoração ao seu 27º aniversário, o Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb) promove nesta quinta-feira (20/3), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. O evento é gratuito e não é necessário realizar

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.