Pesquisar No Site
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino.

#PraTodosVerem: Aluna desenha em folha sulfite sobre o tema Dia da Luta pela Educação Inclusiva (Fotos Luís Gava/PMC)
Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de cinema com o curta-metragem “Cuerdas”, produzido em 2013. A exibição serviu como ponto inicial para a discussão sobre amizade, respeito e papel da educação no desenvolvimento de valores voltados à inclusão.
Durante a atividade, alguns estudantes disseram ter se emocionado com o filme e afirmaram ter compreendido a mensagem principal, como foi o caso da aluna Rauanny Lorena, de 11 anos. “O filme mostrou que não é legal excluir as outras pessoas. A gente nunca sabe o sentimento do outro, por isso não é certo”, contou.
Já Rafael Vinícius, de 10 anos, destacou que é sempre importante ter respeito. “Não podemos tratar ninguém diferente, porque não é legal e pode magoar a outra pessoa. Temos que respeitar os nossos colegas e as outras pessoas também”.
Inclusão é fazer com que cada pessoa se sinta vista, acolhida e parte de um todo. Por isso, a diretora Karla Louzano explicou que abordar o tema com os estudantes é importante para que, no futuro, elas se tornem adultos que entendem e praticam o respeito a todas as pessoas.
Ainda segundo Karla Louzano, o tema da inclusão é tratado de forma contínua na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, já que a unidade tem diversos alunos com diferentes necessidades e características. “Trabalhamos a inclusão para a formação integral dos estudantes, de forma contínua e consistente”.
A atividade culminou na produção de desenhos, feitos por cada um dos estudantes, para representar a inclusão. Os trabalhos serão expostos na escola como forma de reforçar a discussão iniciada em sala.
Inclusão em Caraguatatuba
Em 1998, Caraguatatuba iniciou um projeto pioneiro na área da Educação Inclusiva, com o objetivo de criar um sistema educacional acessível e de qualidade para todos. O setor de Educação Inclusiva envolve uma equipe de profissionais especializados, como coordenadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e professores, que trabalham para garantir que alunos com diferentes necessidades tenham o apoio necessário.
Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se a Acessibilidade, que realiza melhorias nas escolas para atender às necessidades de alunos com deficiência, e o CRIES (Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social), que oferece atendimento especializado nas áreas de educação, saúde e assistência social. Além disso, o Projeto Escola de Pais busca fortalecer a relação entre escola, pais e filhos, e a Formação Continuada oferece capacitação para professores e profissionais da educação.
Caraguatatuba também possui Salas de Recursos Multifuncionais, que garantem Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas, e, em 2019, criou a Escola Bilíngue para Surdos, focada no atendimento aos alunos surdos da rede municipal.
Outros projetos importantes incluem Saúde Escolar, que oferece atendimento médico e psicológico para estudantes, e o Transporte Adaptado, que assegura o transporte de alunos com mobilidade reduzida. O Projeto Horta Inclusiva busca estimular habilidades emocionais e sociais por meio de atividades relacionadas à natureza, enquanto “Encantando com as Mãos” ensina Libras às crianças da educação infantil. Além disso, o projeto Inclusão em Movimento promove atividades físicas para pessoas com deficiência.
Atualmente, o setor atende mais de 2,4 mil estudantes com diversas necessidades, como deficiências auditivas, físicas, intelectuais, transtornos do espectro autista, entre outros, e trabalha de forma integrada para promover a inclusão e o desenvolvimento de todos.
Secretaria de Comunicação Social – 14/4/2025
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem

Secretaria da Tecnologia de Caraguatatuba visita Centro de Segurança em São José dos Campos
Membros da equipe da Secretaria da Tecnologia e Informação do governo municipal de Caraguatatuba visitaram nesta segunda-feira (17), a sede do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo da visita foi obter aprendizado e conhecimento da tecnologia oferecida na cidade do Vale