Pesquisar No Site
Caraguatatuba firma convênio com o Estado para acelerar a regularização fundiária e ampliar oferta habitacional

Caraguatatuba firma convênio com o Estado para acelerar a regularização fundiária e ampliar oferta habitacional
O município de Caraguatatuba firmou, nesta terça-feira (23), convênio com o Governo do Estado de São Paulo para adesão ao programa Cidade Legal, voltado à regularização fundiária de núcleos urbanos consolidados. A assinatura ocorreu na capital paulista, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações do governo municipal para garantir o acesso à moradia digna, com segurança jurídica e planejamento urbano. Com o apoio técnico e jurídico do Estado, o objetivo é agilizar a regularização de áreas que há anos aguardam providências, além de abrir caminho para a construção de novas unidades habitacionais.
“Essa parceria com o Governo do Estado vai nos ajudar a regularizar áreas que há anos esperam por dignidade e segurança jurídica, além de permitir que a cidade avance na construção de mais casas populares”, afirmou o prefeito Mateus Silva. “Nosso compromisso é garantir que cada vez mais famílias tenham acesso à moradia legalizada e com infraestrutura adequada.”
Atualmente, o município possui aproximadamente 824 unidades habitacionais em projetos em andamento. Os empreendimentos abrangem diferentes faixas de renda.
Na Faixa 1 estão parcerias com os governos Estadual e Federal para atendimento da população em situação de vulnerabilidade social e residente em áreas de risco; nas Faixas 2 e 3 estão a cooperação com empresários habilitados na construção civil voltada à população de média renda; na Nova Faixa 4 estão acordos com investidores para a construção de imóveis voltados ao público de alta renda, com foco na atração de turismo e investimentos. Há ainda a faixa servidores públicos municipais, que prevê parceria com uma construtora e o sindicato da categoria para construção de moradias exclusivas aos servidores.
Além dos novos empreendimentos, o governo municipal retomou os processos de regularização fundiária no bairro Golfinhos, com o loteamento Recanto do Sol, na Quadra 29, conhecido como Núcleo Recanto da Luz, com 35 lotes incluídos no processo, além do bairro Tinga, com o Núcleo Jardim Samambaia, na Quadra A, com 29 lotes contemplados, com maior publicidade e transparência para garantir o acompanhamento da população em cada etapa.
Secretaria de Comunicação Social – 23/4/2025
Veja Também Recentes

Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas