Pesquisar No Site

1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual

1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual
1ª Conferência Municipal da Cidade aprova propostas para etapa estadual

Projetar a cidade para os próximos 30 anos e transformar Caraguatatuba em um epicentro logístico do Litoral Norte e região por sua grande capacidade de expansão. Essa é uma meta da atual gestão municipal que foi amplamente debatida durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Caraguatatuba, realizada na última quarta-feira (23).

#PraTodosVerem Auditório do prédio da Fundacc, no antigo Módulo, Centro. Plateia cheia de homens e mulheres de várias idades, participantes da 1ª Conferência Municipal da Cidade. (Fotos: Luís Gava/PMC)

Na abertura do evento, o prefeito, Mateus Silva, ressaltou que o município é o único que possui uma capacidade grande de expansão e por sua localização geográfica pode abrigar grandes projetos de setores distintos da economia.

“Estamos aqui para discutir o futuro que queremos para Caraguatatuba. Temos uma cidade plana, acessível. Temos a pretensão de rearborizá-la, implantar um sistema de drenagem eficaz, com a preservação dos recursos hídricos e da Mata Atlântica. Todos os presentes engrandecem essa discussão e tenho certeza que sairão excelentes ideias e projetos nas discussões”, ressaltou o prefeito.

A organizadora do evento, Eloíza Andrade Antunes, secretária de Governo, ressaltou o protagonismo dos participantes e a alta qualificação dos palestrantes para discutirem os cinco eixos propostos: 1- Habitação e Urbanismo; 2 – Infraestrutura e Mobilidade; 3 – Meio Ambiente; 4 – Cidades Inteligentes; e 5 – Governança e Participação Social.

“Essa conferência faz parte de um plano maior e nos permitirá levantarmos nossas vulnerabilidades e como saná-las. Sabermos onde obter e alocar os recursos e elaborarmos um plano que nos permita um desenvolvimento social, urbanístico e ambiental. A sociedade civil tem grande importância nesse debate para que elaboremos um plano de crescimento para Caraguatatuba que contemple a sustentabilidade, a inclusão e qualidade de vida aos munícipes”, afirmou Eloíza.

#PraTodosVerem A doutora Letícia Barroso,arquiteta e urbanista apresenta uma palestra. Sentados estão Eduardo Trani e a secretária de Habitação, Fátima Rangel. (Fotos: Luís Gava/PMC)

Palestras

A conferência foi realizada no período da manhã e à tarde no auditório e salas,  no auditório Módulo, no Centro.

As palestras foram divididas com temas que contemplassem os cinco eixos.

No Eixo 1, foram abordados os temas ” Moradia Digna”, “Equidade e Justiça Socioterritorial”, e “Espaços Públicos Inclusivos”, com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, o arquiteto urbanista, Eduardo Trani, e com a doutora Letícia Barroso, arquiteta e urbanista.

Os conteúdos, “Serviços Públicos de Transporte de Qualidade”, “Mobilidade Sustentável”, e “Redes e Sistemas Viários”, foram discutidos no Eixo 2
pela engenheira química e especialista em mobilidade urbana e transição energética, Renata Narsib Teixeira de Andrade Marson, e pelo Robson Martin.

No Eixo 3, as palestras foram “Saneamento Ambiental – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana”, “Desenvolvimento Econômico com Justiça Socioambiental”,  e “Áreas Verdes e Áreas Protegidas”.
com o arquiteto e urbanista, Paulo André Cunha Ribeiro, especialista em Gestão e Educação Ambiental; e a bióloga marinha, Danielle Almeida de Carvalho, mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros.

As palestras do Eixo 4 foram “Transformação Digital”, “Sistemas de Monitoramento”, e “Plataformas Colaborativas”.
com Oswaldo Lirolla, especialista em Tecnologia e Gestão Urbana, com foco em seguranças de dados; e a geóloga, Gabriella Labate Frugis, mestre e doutora pela USP, com atuação na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Ilhabela.

Projetos Integrados e Instrumentos de Planejamento Local e Regional foram os temas do Eixo 5 com a bióloga, Andrée de Ridder Vieira, especialista em Gestão Ambiental; e o gerente regional do Sebrae, em São José dos Campos, Paulo Cereda, especialista em Desenvolvimento Econômico.

Para o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado o evento é essencial para que os munícipes repensem sua cidade em um novo modelo.  “O objetivo é tornarmos as cidades sustentáveis, resilientes, inteligentes com qualidade de vida” reforçou Eduardo Trani.

O gerente regional do Sebrae destacou a importância da entidade estar presente nessa discussão para que os trabalhos realizados por ela, em parceria com a prefeitura, atendam, plenamente, as expectativas da administração pública.

“O prefeito Mateus Silva tem dado uma demonstração que está chamando todas as áreas para o diálogo. Isso é fundamental para a construção de um futuro onde todos se sintam representados”, avaliou Paulo Cereda.

Propostas aprovadas para a etapa estadual

Eixo 1 – Habitação e Urbanismo: Implantar parques e áreas de lazer servindo como drenagem urbana e espaços culturais – 15 parques lineares ligando os bairros e acompanhando os rios da cidade.

Eixo – Infraestrutura e Mobilidade: Ligação entre transporte coletivo e rotas acessíveis, com utilização de micro-ônibus e ônibus elétricos.

Implantação de sistema de transporte sobre trilhos, aquaviário e aeroviário.

Eixo 3 – Meio Ambiente: Instalação de mais ecopontos na cidade para devido descarte dos resíduos sólidos junto com a iniciativa de implementação de um consórcio regional para tratamento de resíduos sólidos com cobertura dos quatro municípios do Litoral Norte e Paraibuna.

Implementação de educação ambiental vertical em todas as áreas, no legislativo, executivo, judiciário e nas escolas.

Eixo 4 – Cidades Inteligentes: Infraestrutura com soluções baseadas na natureza para mitigação de riscos de inundação e deslizamentos.

Criação do aplicativo ‘Vigilância comunitária de risco’ onde a população reporta o risco com breve descrição, fotos e mapa base para gerenciamento dos apontamentos.

Eixo 5 – Governança e Participação Social: Criação de um projeto de formação em manejo junto às comunidades visando a revitalização de áreas de restinga, manguezais, criação de parques e praças urbanas e incentivo e fortalecimento de hortas comunitárias.

No encerramento dos trabalhos foram eleitos treze delegados que representarão a cidade na etapa estadual, em São Paulo, nos idas 27 e 28 de junho, deste ano.

A secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes, disse que a missão foi muito bem cumprida com a participação da sociedade civil e representantes do poder público e conferencistas.

“Nos debates propostos foram levantadas várias questões, ideias e soluções para transformar Caraguatatuba na cidade em que queremos viver. Foi um encontro riquíssimo, onde conseguimos extrair as melhores propostas para apresentarmos na etapa estadual. Agradeço o apoio e parceria da secretária de Habitação Fátima Rangel, da comissão organizadora, por funcionários de diferentes secretarias e representantes da sociedade civil”, concluiu.

Secretaria de Comunicação Social – 25/4/2025

Fotos: Luís Gava

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é  “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 28/03/2025
Caraguatatuba: Neste sábado tem exibição do filme
Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt

Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Caraguatatuba oferece 140 vagas de emprego nesta terça-feira
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/04/2025
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba

Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2025
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento

A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/04/2025