Pesquisar No Site

“Servidor em Foco”: Caraguatatuba lança programa de valorização e qualificação dos servidores

Destaques
“Servidor em Foco”: Caraguatatuba lança programa de valorização e qualificação dos servidores

A relevância dos servidores públicos na prestação de serviços essenciais à população é amplamente reconhecida. É o funcionalismo que dá suporte à execução das políticas públicas e o atendimento direto aos cidadãos, enfrenta desafios diários e exigências constantes. Com o objetivo de valorizar, qualificar e promover o bem-estar dos servidores municipais foi lançado nesta sexta-feira (14), o programa “Servidor em Foco”, para coordenadores e gestores dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba.

O programa busca criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo por meio de ações de capacitação profissional e suporte emocional, de modo a fortalecer aqueles que estão na linha de frente do serviço público.

A proposta se estrutura em dois eixos fundamentais, desenvolvimento de competências e cuidado com o servidor. No primeiro, serão oferecidos cursos, palestras e treinamentos voltados à qualificação e aprimoramento das habilidades profissionais. No segundo, o foco está na saúde emocional e no bem-estar dos servidores, sendo considerados os desafios e pressões inerentes às atividades desempenhadas.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Mateus Silva, que destacou a importância de investir nos servidores para aprimorar os serviços prestados à população. “Sempre falamos das secretarias de importância zero, mas aqui, no Social, levamos algo a mais do que aquela atenção humana. Levamos realmente o coração para dentro da política pública. Por isso, achei muito positiva essa iniciativa e quero reforçar que será expandida para todas as secretarias. Quando o servidor se sente acolhido, representado e motivado, quem ganha é a população, especialmente aqueles que mais precisam”, afirmou.

O secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, enfatizou a necessidade de olhar para o servidor de forma integral, ou seja, garantir suporte além do aspecto técnico. “O servidor público é o coração da gestão municipal. Precisamos investir nas pessoas que prestam serviços à população, assegurar que tenham condições adequadas para desempenhar suas funções com excelência. O ‘Servidor em Foco’ vem preencher essa lacuna, oferecer capacitação e suporte para que nossos profissionais se sintam valorizados e motivados”, destacou.

Brulher também ressaltou que o programa foi desenvolvido a partir da escuta ativa das necessidades dos servidores. “Nosso objetivo não é apenas cobrar resultados, mas disponibilizar ferramentas para que cada servidor desenvolva seu potencial ao máximo. Sabemos que o desgaste emocional pode ser grande e, por isso, o programa inclui não apenas treinamentos técnicos, mas também ações de acolhimento e suporte psicológico”, explicou.

No primeiro encontro, foram abordados temas como superação de desafios, gestão emocional e desenvolvimento profissional. Além das capacitações, o “Servidor em Foco” prevê encontros periódicos com gestores e equipes para discutir boas práticas no ambiente de trabalho e estratégias para aprimorar os serviços públicos. A administração municipal também pretende incorporar novas metodologias de desenvolvimento profissional, baseadas em modelos de educação continuada e permanente já aplicadas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os servidores interessados podem acompanhar as próximas ações e cronogramas do programa pelos canais oficiais da administração municipal. Lourianne de Oliveira Bastos Rodrigues, diretora do Departamento de Gestão do SUAS, participou do encontro e aprovou a iniciativa. “Sou suspeita para falar, pois há muito tempo esperávamos por isso. Foi um momento importante de interação da equipe, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante. Minha expectativa é que possamos ampliar essa iniciativa para todos os funcionários do SUAS”, concluiu.

Secretaria de Comunicação Social – 14/3/2025

Foto: Divulgação/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola
Entrevistas e atividades coletivas marcam Dia da Família na Escola

Um momento de confraternização familiar, com funcionários e professores das unidades escolares com entrevistas dos pais e responsáveis e atividades recreativas, marcou, no sábado (22), o Dia da Família na Escola. Esse encontro, que ocorre há mais de 20 anos na rede municipal de ensino, é uma iniciativa que busca

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/02/2025
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/02/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica

A equipe da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) foi acionada pelo telefone 153 para atender uma violação de medida protetiva no bairro Indaiá, na noite da última quinta-feira (13). Ao chegar ao local, o indivíduo, irmão da vítima, foi flagrado pelos guardas na porta da residência, ameaçando os familiares

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/02/2025
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros marcaram presença no lançamento nacional do Sistema GeoRisk do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, na segunda-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/02/2025