Pesquisar No Site

Reativação do Programa Comércio Legal traz mais agilidade aos empreendedores de Caraguatatuba

Destaques
Reativação do Programa Comércio Legal traz mais agilidade a empreendedores de Caraguatatuba
Reativação do Programa Comércio Legal traz mais agilidade aos empreendedores de Caraguatatuba

O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, reativou o Programa Comércio Legal nesta quarta-feira (19/3), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva assina o Decreto Municipal nº 2.147, de 19 de março de 2025, que aprimorou o Programa Comércio Legal com a aceitação de laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses, diante do vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; da secretária da Fazenda, Flávia Oliveira; e da presidente da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba, Maria Bernadete Vieira Sales (Foto: Luís Gava/PMC)

Na ocasião, o prefeito Mateus Silva assinou o Decreto Municipal nº 2.147, de 19 de março de 2025, que aprimorou o programa com a aceitação de laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses.

O encontro atraiu cerca de 100 pessoas, entre técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados, além de servidores públicos municipais das Secretarias da Fazenda, Urbanismo, Saúde e Governo.

A cerimônia de reativação do Programa Comércio Legal contou com a participação do prefeito Mateus Silva; do vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; da secretária da Fazenda, Flávia Oliveira; do secretário de Urbanismo, César Abboud; da secretária de Governo, Eloíza Andrade Antunes; e da presidente da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba, Maria Bernadete Vieira Sales; além dos secretários e secretárias adjuntas, Hermínia Portes (Fazenda), Valéria Cardozo (Urbanismo) e Diogo Silva Nogueira (Assuntos Jurídicos).

#PraTodosVerem: O agente de desenvolvimento do Sebrae/SP, Cauê Rubio, fala sobre o “Programa Facilita SP” que ajuda simplificar a jornada dos empresários e empreendedores paulistas (Foto: Luís Gava/PMC)

A secretária de Fazenda, Flávia Oliveira, disse que é preciso agilizar o dia a dia dos empresários e dos escritórios de contabilidade do município.   “Como exigimos que o laudo de habitabilidade fosse expedido nos últimos 12 meses, mas um ano passa muito rápido, então, optamos por acompanhar o laudo do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em até dois anos do seu prazo de validade”, recordou.  “Esse decreto que o prefeito acaba de assinar, possibilita à aceitação do laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses para dar um fôlego para empresas”, explicou.

De acordo com a secretária, outra queixa dos profissionais da área de contabilidade e dos empresários era relacionada à Certidão Complementar do ISS. “Com base nisso, os técnicos da Secretaria da Fazenda quebraram a cabeça e hoje, vocês podem entrar no site da Prefeitura e fazer impressão da certidão consolidada. Dessa forma, não é mais necessária a emissão da certidão complementar”, revelou. “Foram emitidas 744 certidões dessas manualmente no ano passado e 161, nos primeiros meses de 2025. Isso mobiliza vários setores para assiná-las, mas agora o trâmite será feito na área dos Serviços Online no site oficial”, comemorou.

O prefeito Mateus Silva considera a integração do Governo Municipal com a sociedade civil organizada muito importante. “Nós estamos aqui para ouvi-los e construir juntos novas ideias para modernizar Caraguatatuba. Muitas das nossas ações ainda não aparecem porque estamos arrumando a casa de maneira pensada, planejada e organizada para construir junto com a sociedade civil, uma nova Caraguatatuba, moderna e empreendedora que atenda nossos anseios. Queremos dar condições de vocês gerarem mais empregos porque o contador é quem dá a paz e a tranquilidade para o empreendedor na geração de emprego”, enfatizou.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva, secretária da Fazenda, Flávia Oliveira, com o Decreto Municipal nº 2.147, de 19 de março de 2025, que aprimorou o Programa Comércio Legal em mãos; vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; e presidente da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba, Maria Bernadete Vieira Sales (Foto: Luís Gava/PMC)

Além do Programa Comércio Legal, os participantes assistiram às palestras sobre o “Simples Nacional”, com o fiscal de tributos, Marcelo Barreto; “Zoneamento Municipal”, com o secretário de Urbanismo, César Abboud; e “Programa Facilita SP”, com Cauê Rubio, agente de desenvolvimento do Sebrae/SP.

Programa Facilita SP

O Facilita SP do Governo do Estado terá impacto positivo direto na vida de empresários e empreendedores que querem abrir um novo negócio ou já tem um negócio aberto e precisa obter ou renovar suas licenças e alvarás de funcionamento.

A meta do Facilita SP é simplificar a jornada dos empresários e empreendedores paulistas para que eles possam investir em seus negócios, gerar empregos e movimentar a economia com menos burocracia e mais agilidade, previsibilidade e transparência.

Em Caraguatatuba, a adesão ao Facilita SP será concluída no segundo semestre de 2025.  No nível municipal a iniciativa se dispõe a desenvolver um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos empreendedores e empresários locais

Comércio Legal

Instituído pela Lei Complementar nº 53/2014 e regulamentado pelo Decreto nº 63/2014, o programa da Secretaria da Fazenda compreende um conjunto de medidas afirmativas, voltadas a regularizar os comércios e estabelecimentos empresariais que se encontram em situação de constituição irregular, sem alvará ou com pendente documentação exigida pelo governo municipal.

Em 2014, o Comércio Legal possibilitou a emissão de alvarás provisórios (com 90 dias de validade) para atividades de baixo risco, permitiu a apresentação do laudo de habitabilidade com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de profissional legalmente habilitado, em substituição ao Habite-se, bem como a apresentação de outros documentos exigidos, para flexibilizar as normas vigentes à época.

Agora, o Decreto Municipal nº 2.147/2025 trouxe a aceitação de laudo de habitabilidade emitido nos últimos 24 meses (dois anos).

O Programa Comércio Legal é uma iniciativa do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, em parceria da Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).

A Secretaria da Fazenda fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50, no Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8100 (Fiscalização Tributária /Fiscalização do Comércio).

Fotos: Luís Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultado na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista

Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil

Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/03/2025
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/03/2025
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária

Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/04/2025
Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba
Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba

Caraguatatuba respira esporte e neste fim de semana (22 e 23 de março) não será diferente. A cidade será palco de diversas modalidades, como beach soccer, futevôlei, beach tênis, vôlei de praia e futebol. A programação começa nesta sexta-feira (21), com a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (Adulto)

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/03/2025