Pesquisar No Site
Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto

Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto
As investigações sobre o despejo de esgoto no bairro Massaguaçu continuam com a identificação de imóveis com fossas sépticas para conferir se estão devidamente regularizadas.

#PraTodosVerem: Técnico com prancheta de anotação na mão esquerda e celular na mão direita (Fotos: JC Curtis/PMC)
Na segunda-feira (17), técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo percorreram ruas que não têm conexão com a rede da Sabesp e ruas que possuem rede coletora, mas os imóveis ainda não foram ligados regularmente.
Os fiscais estiveram nas ruas Otávio Luiz Soares, esquina com Rua Maestro Heitor de Carvalho e outras vias do entorno.
As residências sem ligação e com fossas sépticas que não cumprem os requisitos são notificadas de acordo com o Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, e a Lei Complementar Nº 127/23. Os moradores recebem orientações de como proceder.
O trabalho na região do Massaguaçu envolve também o setor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, que faz a identificação de imóveis para conexão à rede coletora de água e esgoto, que ainda não foram conectados.
A ação tem por finalidade resolver questões de poluição e saúde e garantir a condição da água e a balneabilidade dos rios, praias e galerias de águas pluviais.

#PraTodosVerem: Dois técnicos conversam com morador (Fotos: JC Curtis/PMC)
Trabalho Urbanismo
A Secretaria de Urbanismo recebeu a relação de imóveis da Sabesp ainda em janeiro e realizou fiscalizações em várias ruas ao redor da área denunciada entre os dias 13, 15, 20, 24 e 28 do mesmo mês.
Durante as vistorias, foram emitidas 23 notificações, que solicitavam aos responsáveis pelos imóveis não conectados à rede de esgoto para regularizarem a situação no prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 1.539,20 (320 VRMs).
A secretaria continua o trabalho para identificar imóveis com fossas sépticas irregulares ou que estejam lançando esgoto ou águas servidas em vias públicas ou valas de drenagem. Os infratores podem ser multados em R$ 2.645,50 (550 VRMs) conforme legislação vigente.
Início da investigação
O trabalho teve início com uma ação coordenada entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Saúde, além da parceria da Sabesp, para investigar um possível despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu.
O alerta surgiu após relatos de moradores da região, que notaram o mau cheiro nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.
Técnicos das diversas secretarias percorreram as ruas do entorno em busca de respostas para a origem do esgoto. Durante a operação, foram identificados vários locais e residências que não possuíam ligação regular à rede de esgoto da Sabesp. Além disso, algumas ligações clandestinas (gatos) foram detectadas, incluindo áreas de núcleo urbano informal, que agravam ainda mais a situação de saneamento no local.
Com apoio da Sabesp, os fiscais localizam as residências, investigam o problema e notificam os responsáveis.
Além disso, a Associação de Moradores do Massaguaçu, por meio da presidente Denny Barbosa (AMBMar), tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e acompanhou as ações iniciais. Também encaminha informações de áreas com problemas de saneamento no bairro, entre outras situações que demandam atenção do poder público.
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal