Pesquisar No Site
Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada em breve.
O evento surgiu com a proposta de valorizar e impulsionar as expressões afro e indígenas da região, com o intuito de destacar os artistas locais.

#PraTodosVerem: Imagens de apresentações das edições anteriores do Festival. Fim da descrição (Foto: Divulgação/Fundacc)
“Cada proposta recebida apresentou singularidade notável, demonstram a riqueza cultural e a diversidade de expressões artísticas da região de Caraguatatuba”, afirmou Letícia Andra, produtora, pesquisadora de cultura brasileira e curadora do Festival, ao destacar a tarefa de selecionar os artistas. “A curadoria enfrentou o desafio de selecionar apenas dez artistas, buscou contemplar a pluralidade de linguagens e destacar talentos que representassem, com autenticidade, a essência da cultura afro-caiçara e indígena”, concluiu.
A diversidade de estilos promete criar um ambiente de celebração e conexão com as raízes culturais, que passam pelo ritmo do reggae, a tradição do samba, a potência da poesia falada e muito mais.
O edital de chamamento para a seleção dos artistas foi aberto no dia 8 de fevereiro e encerrado no dia 20 do mesmo mês. Houve 45 inscrições válidas e dez artistas foram escolhidos pela curadoria do evento para integrar as atrações do festival, cada um trazendo sua essência e linguagem artística única.
Mariane Garcia, idealizadora do Muvúka, destaca a importância do evento para a cena cultural local, “O festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas locais que carregam em suas performances a história e a ancestralidade afro. Queremos que o público sinta essa força e se reconheça nas expressões apresentadas”.
Além das apresentações, o festival conta com oficinas, rodas de conversa e palestras que promovem a troca de saberes e incentivam o fortalecimento das culturas afro e indígenas.
Para mais informações e atualizações sobre o evento, acompanhe o site https://festivalmuvuka.com.br/ e a página oficial do Festival no Instagram: @festa.muvuka.
Conheça os selecionados e suas categorias:
Kassiany Samira Gomes Santos – Show Reggae
David Cassiano Leite (Cassianosax) – Apresentação de Saxofone
Maria Rogéria Thome (Grupo RT) – Apresentação de Dança em Grupo
Sandro Aparecido Apolinário de Oliveira (Sandrão) – Samba Velha Guarda
Sérgio Honório da Silva (Sérjão) – Chorinho
Luciana Cristina Santos Dias da Silva (ALL DANCE) – Sapateado
Giovanni Miranda – Musicista
Thais Nogueira Silva – Exposição de arte Ailarrubi
Paulo Sergio dos Santos Filho (Mestre Angolinha) – Samba de Roda
Maicon Moraes dos Santos (Rapper Maicon) – Rap
Fomentado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), iniciativa do Governo Federal para apoiar o setor cultural, o evento conta também com o espaço Afrobrincante, no qual crianças maiores de quatro anos podem participar de atividades educativas enquanto os responsáveis participam do Fórum Jula o Mesu, que ocorre no sábado (26).
Entre as oficinas disponíveis estarão a confecção de bonecas pretas de pano, pintura e colagem, além do desenho de plantas medicinais com técnicas básicas de pintura em guache.
Serviço:
Festival de Cultura Afro – MUVUKA
Data: 26 e 27 de abril de 2025
Local: Polo Cultural do Travessão – Praça Jorge Castro, 35, Caraguatatuba/SP
Entrada: Gratuita
Informações: muvukafesta@gmail.com | (12) 99612-3618
Site: https://festivalmuvuka.com.br/
Veja Também Recentes

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,