Pesquisar No Site
Escola celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com ação de conscientização e diversidade em Caraguatatuba

Escola celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com ação de conscientização e diversidade em Caraguatatuba
A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, em Caraguatatuba, promoveu uma ação para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down na última sexta-feira (21). Aproximadamente 380 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais, com idades entre 6 e 14 anos, participaram ativamente da celebração, unindo-se em uma atividade simples, mas carregada de significado.

#PraTodosVerem: Professora de mãos dadas com aluno Pedro Jorge aponta para cima. Ao lado dele está a aluna Ana Luiza olhando o painel descorado e escrito “Dia Mundial da Síndrome de Down” à sua frente. No fundo, vários alunos estão lado a lado (Foto: JC Curtis/PMC)
Todos usaram meias de cores diferentes e trocadas, alguns foram com calçados diferentes, mas com o mesmo intuito de simbolizar a diversidade e o respeito ao próximo.
Desde 2022, a escola realiza essa ação anualmente, e durante todo o mês, os alunos aprendem de forma lúdica sobre a importância da inclusão. A mensagem é clara – todos são iguais, independentemente de suas condições ou características individuais. Segundo gestores, o trabalho não se restringe a momentos pontuais, não se limita a uma data específica do calendário, mas é um esforço contínuo ao longo do ano.

#PraTodosVerem: Vários alunos sentados no banco da praça em frente à escola Profª Maria Aparecida de Carvalho exibem meias coloridas e erguem os braços para o alto (Foto: JC Curtis/PMC)
Ana Luiza, estudante do 8º ano B, tem a trissomia do cromossomo 21 e recebe todo o suporte da equipe docente e dos colegas na escola. A aluna é articulada e tem avançado com muito empenho nos estudos. Em entrevista, Ana Luiza contou que gosta da ação promovida pela escola e já participou em outros anos. “A ação é legal. Gosto de participar e estar com os meus amigos. A gente aprende tudo juntos”, disse.
Além de sensibilizar os alunos sobre o tema, a escola busca alcançar também os pais, por meio de um processo educativo em que o aprendizado adquirido na escola transborda para dentro das casas. Ao abordar a diversidade de forma constante, a escola prepara os alunos para se tornarem cidadãos mais empáticos, respeitosos e conscientes.

#PraTodosVerem: Secretária de Educação, Roseli Morilla, posa para foto ao lado de alunas. Vários alunos estão ao fundo (Foto: JC Curtis/PMC)
O aluno Lucas Gabriel, do 9º ano A, compartilhou a importância de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “É uma ação muito importante e muito bonita que a minha escola faz, para mostrar que todos nós somos iguais, mostrar respeito a todas as pessoas”, contou.
Com o apoio da Secretária de Educação, Roseli Morilla, que também participou da atividade, o momento foi registrado em uma foto coletiva na praça em frente à escola, com os alunos unidos e com as meias coloridas.
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam ocorrência de crime de homicídio de trânsito na Praça do Travessão, região sul da cidade, na madrugada do último domingo (2/3). Segundo consta no boletim de ocorrência, o indivíduo foi detido juntamente com o veículo e evadiu-se do crime em decorrência

Praça da Cultura em Caraguatatuba ganha intervenção artística com amarelinhas para todas as idades
A Praça da Cultura em Caraguatatuba será transformada em um espaço ainda mais vibrante e acolhedor. A intervenção artística, assinada pelo artista plástico Márcio Gonçalves, inclui a pintura de amarelinhas com designs variados, para resgatar a nostalgia das brincadeiras de rua e convidar moradores e visitantes a interagirem com o

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado
A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (8), das 8h às 13h a segunda edição do Projeto “Saúde à Beira-Mar”, uma iniciativa voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a exposição excessiva ao sol torna-se