Pesquisar No Site
Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.
O governo municipal, por meio da secretaria de Governo, em parceria com as secretarias de Habitação, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, de Urbanismo e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso realizou, na quarta-feira (12), a primeira reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal das Cidades, neste semestre.
A coordenadora do evento, a secretária de Governo, Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, destacou a relevância dessa convenção para a cidade e explicou que haverá conferências em nível municipal e estadual, onde serão levantadas as principais propostas de cada estado, que serão apresentadas no encontro nacional. E também sobre o papel dos conselheiros, tanto da sociedade civil quanto do poder público, que devem se reunir periodicamente para preparar a 1ª Conferência.
A diretora do Departamento de Programas Habitacionais, a arquiteta, Lilian Domingos de Souza, detalhou o passo a passo para a elaboração desse fórum de debates, de acordo com diretrizes da cartilha da 7ª Conferência Estadual das Cidades, cujo tema é “Construir cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”.
A secretária de Habitação, Fátima Rangel, acrescentou que as diretrizes consolidadas na 1ª Conferência serão base para a reestruturação do Plano Diretor do município.
Para o presidente da associação de moradores do bairro Pontal Santa Marina, Erick Minotti, a 1ª Conferência deve ter ampla participação popular para contribuir com o crescimento da cidade. A presidente da Associação dos Moradores dos Bairros de Massaguaçu e Região (Ambmar), Denny Barbosa, presidente, acrescentou que será importante para o desenvolvimento urbano do Litoral Norte.
O biólogo Roque Alves Pereira também espera que os munícipes entendam que a participação deles nas elaborações de políticas públicas para a cidade é fundamental e que os gestores e facilitadores da conferência realmente coloquem a população como protagonista.
Representantes escolhidos
Gestores Públicos – Secretária de Governo – Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Andrade, secretária de Governo; Secretaria de Habitação – Fernanda de Andrade Cassiano, agente administrativa; Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – Ana Carolina Muri Simões, secretaria adjunta de Meio Ambiente; Secretaria de Urbanismo – Marina Araujo Poloni de Amaro, agente administrativa; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Proteção ao cidadão – Bruno do Prado Savassa, diretor de Proteção ao Cidadão.
Câmara Municipal de Caraguatatuba – vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos.

#PraTodosVerem Sala de reunião na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira. Participantes da primeira reunião sobre o 1ª Conferência Municipal das Cidades estão sentados durante a explanação do evento.
Movimento Populares – Associação dos Amigos do Bairro do Pontal Santa Marina – Erick Minotti, presidente. Associação comunitária AMBMAR – Denny Barbosa, presidente. Primeira Associação do Distrito de Porto Novo – Claúdio Benedito Guarnieri, presidente.
Trabalhadores na forma de entidade sindical – Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba – Alexandra Fachini.
Empresários relacionados ao desenvolvimento urbano – Oswaldo Lirolla Maciulateis Júnior.
Entidades profissionais, acadêmicas e conselhos profissionais – Associação dos Arquitetos e Urbanistas de Caraguatatuba – Renata Jussara Borges. Voluntários – Soraya de Ângelis Victor Santos, Roque Alves Pereira.
ONG com atuação na área de Desenvolvimento Urbano – ONG Maranata Ecologia – Maria das Marcês Rojas Marin Serra. Voluntário – Edivaldo Silveira da Cruz.
Secretaria de Comunicação Social 14/3/2025
Fotos: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da