Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.

Foto: Arte/PMC
O Fórum é uma iniciativa que representa uma importante instância de diálogo entre o poder público, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Sepedi, entre outras, como também entidades socioassistenciais parceiras, pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e familiares.
De acordo com Ivy Malerba, secretária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, o objetivo é promover conscientização, conhecimento, trocas e identificação das principais prioridades hoje no atendimento às necessidades da população com TEA, além de fazer referência ao Mês de Conscientização do Autismo.
“As ações de conscientização do autismo vão para além da data do dia 2. Ações de capacitação e discussão acerca do tema acontecerão na Secretaria de Saúde, buscando atingir em especial os agentes comunitários de saúde, e na de Educação, com os agentes de apoio escolar; e na de Assistência Social junto aos educadores sociais, entre outros”, afirmou.
Conscientização
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e incorporado oficialmente ao calendário brasileiro pela Lei 13.652/2018.

Foto: Arte/PMC
Essa data busca disseminar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus diferentes níveis de suporte, promovendo respeito, inclusão e a eliminação de estigmas. Desde 2013, o autismo é reconhecido como espectro, devido à ampla variação de características e necessidades entre os indivíduos.
O tema do Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2025 é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. A campanha reforça a importância de conhecer sobre o autismo para promover a inclusão e o respeito às pessoas autistas.
A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, estabelece que as pessoas com TEA sejam consideradas pessoas com deficiência para fins legais, garantindo acesso a direitos e políticas públicas.
Programação
9h- Abertura Solene
9h30 – Depoimento de vida – “Como pais de um jovem com autismo” com Antonio Carlos da Silva e Myrlene Veneziani
10h – Palestra: Transtorno do Espectro do Autismo – “Perspectivas atuais: do diagnóstico às intervenções ao longo da vida”. Palestrante: Michele Castro Cardoso, formada em Psicologia e Filosofia; mestre em Análise do Comportamento; mestranda em Atenção Precoce; especialista em ABA, TEA, Neuropsicologia, Comunicação Alternativa e coordenadora da clínica ABA Litoral.
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação do livro – “Quando o amor encontra respostas – descobrindo a beleza da singularidade no espectro do autismo”, com a autora e mãe, Marisa Amaral.
14h – Construção de diagnóstico em rede: “prioridades na política de atenção à pessoa com TEA”.
17h- Encerramento
Serviço
Data: 2 de abril
Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso – Ciapi
Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira
Confirmar presença pelo email: caragua.sepedi@gmail.com
Secretaria de Comunicação Social – 28/03/2025
Foto: JC Curtis Alemão/PMC
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba completa 27 anos e promove palestra com arqueóloga Cintia Bendazzoli
Em comemoração ao seu 27º aniversário, o Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb) promove nesta quinta-feira (20/3), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. O evento é gratuito e não é necessário realizar

Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba seguem até domingo
Os interessados em integrar o Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba têm até o dia 16 de março (domingo), às 23h59, para realizar a inscrição pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. O Conselho Municipal de Saneamento Básico é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizatório. Sua atuação é voltada para

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam ocorrência de crime de homicídio de trânsito na Praça do Travessão, região sul da cidade, na madrugada do último domingo (2/3). Segundo consta no boletim de ocorrência, o indivíduo foi detido juntamente com o veículo e evadiu-se do crime em decorrência

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly