Pesquisar No Site
Ancestralidade Viva 2025 promove formação de professores na Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi

Ancestralidade Viva 2025 promove formação de professores na Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi
A Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi (ECARZ) promoveu entre os dias 7 e 9 de março o Encontro de Capoeira Angola – Ancestralidade Viva 2025, em Caraguatatuba. O evento contou com a participação de mestres, professores e capoeiristas de diversas regiões do Brasil e teve como destaque a formação de novos professores e treinel (nível avançado na capoeira).

#PraTodosVerem: Entrega do certificado aos novos professores (Fotos: JC Curtis/PMC)
As atividades foram iniciadas com uma roda de capoeira na sede da escola, no bairro Poiares, com participação de alunos e mestres, como Raimundinho, da Escola Filhos do Sol de Jacareí, e Mestre Topete, da Escola de Capoeira Angola Resistência de Campinas. A programação incluiu ainda um samba de roda e um jantar coletivo.
No dia 8 de março, foi realizado o exame de certificação dos novos professores Jozino Pereira da Silva (Mineiro) e Leonardo Torres Mourão (Bigodinho), além da nomeação de Kauana da Silva como treinel. Kauana, com 14 anos e 12 anos de experiência na capoeira, foi reconhecida pelo seu desempenho e dedicação. A comissão avaliadora foi composta pelos professores Giló, Alemão e Laluxa.

#PraTodosVerem: Entrega do certificado ao novo professor (Fotos: JC Curtis/PMC)
O evento recebeu a presença de mestres de diferentes estados, entre eles, Mestre Meinha, fundador da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, Mestre Topete, da Escola de Capoeira Angola Resistência, e Mestre Marcus Feinho, da Escola de Capoeira Angola Sopro de Gaia. Capoeiristas do Rio de Janeiro e outras localidades também participaram das atividades.
Durante a programação, os mestres e alunos manifestaram apoio ao processo de tombamento da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi e suas rodas de capoeira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Programa Comércio Legal será reativado nesta quarta-feira em Caraguatatuba
O prazo para técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados na área se inscreverem gratuitamente no programa Comércio Legal do governo municipal de Caraguatatuba termina nesta terça-feira (18). Os interessados podem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/evento/programa-comercio-legal/2841942. A reativação oficial do programa está marcada para a

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu, na noite de sábado (15), uma denúncia por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI), sobre uma residência que abrigava diversas motos roubadas, no Jardim Gaivotas. No local, os guardas municipais localizariam três motos que foram furtadas, sendo uma delas já em processo