Pesquisar No Site
Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado
Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, recomenda aos usuários do transporte escolar para os cuidados que devem tomar antes de contratar o serviço, na semana de volta às aulas.
Para que o veículo possa transportar alunos das redes municipal e estadual, e da particular, é necessário ter uma autorização municipal. O alvará é expedido somente após o interessado apresentar, além dos documentos pessoais, a comprovação de sua qualificação profissional, bem como o veículo adequado às exigências e aprovação perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A cada seis meses (janeiro e julho) a Secretaria de Mobilidade Urbana realiza uma vistoria nos veículos, de acordo com norma do Detran. Sem a vistoria não é possível fazer a renovação do alvará para funcionamento. Para o ano de 2025, serão aguardadas 36 vans para as vistorias que ocorrerão de 4/2 a 14/2.
Os itens verificados durante as vistorias estão relacionados no Decreto Municipal nº 325/15, além de observar condições externas e internas do veículo como condições dos pneus, lanternas, faróis, placa, pintura, limpeza, velocímetro, tacógrafo, extintor de incêndio, cintos de segurança, entre outros.
A equipe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana alerta que os pais ou responsável em contratar esse serviço, consultem na secretaria se o transporte está legalizado de acordo com as legislações federal, estadual e municipal.
O exercício da atividade sem autorização da Prefeitura e do Detran/SP caracteriza transporte coletivo clandestino e sujeita o infrator a apreensão do veículo e multa no valor equivalente a R$2,5 mil, conforme artigo 8º da Lei Municipal 1265/06.
A Prefeitura oferece o canal de comunicação pelo telefone 0800.778-8080, pelo qual é possível saber o nome dos transportadores regulares, denunciar o transporte clandestino e também apresentar sugestões, reclamações ou elogios sobre o serviço.
Secretaria de Comunicação Social – 3/2/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe Cia. Estável Promodança para apresentações gratuitas
A Cia. Estável Promodança se apresenta em Caraguatatuba entre os de quinta-feira a sábado (23 a 25) no Teatro Mario Covas, com o III Ato de Coppélia e Grand Divertissement. As sessões serão realizadas às 20h na quinta e sexta-feira e em dois horários no sábado, às 15h e às
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu denúncia de um indivíduo que invadiu uma residência e ameaçou os moradores no bairro Caputera. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (30), durante uma patrulha preventiva. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) para averiguar um desentendimento familiar,
Caraguatatuba disponibiliza aplicativo com informações de campeonatos esportivos em tempo real
O Governo Municipal de Caraguatatuba ingressou em uma plataforma que permite lançar os campeonatos e torneios municipais em tempo real. Qualquer pessoa pode fazer o download nas plataformas Android e iOS pela Play Store. O aplicativo oferece informações sobre resultados, classificações dos jogos, além de atualizações ao vivo do placar.
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.
GCM de Caraguatatuba reforça segurança com Operação Saturação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (15), a Operação Saturação e Visibilidade nos bairros Ponte Seca e Jaraguazinho, região central da cidade. A ação teve como objetivo coibir furtos e roubos, além de reforçar a segurança da população por meio da presença ostensiva das equipes. Durante