Pesquisar No Site
Encontro planeja medidas para emergências em comunidades próximas a gasodutos em Caraguatatuba

Encontro planeja medidas para emergências em comunidades próximas a gasodutos em Caraguatatuba
O segundo encontro do grupo de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell), da Petrobras, foi realizado na terça-feira (26) no prédio da Universidade de Taubaté (UniTau).

#PraTodosVerem: Alguns integrantes olham a tela com informações sobre a empresa Transpetro. Coordenador da empresa, em uniforme laranja, está em pé, no lado esquerdo, conduzindo a apresentação (Foto: Divulgação/PMC)
O evento reuniu representantes de diversos segmentos para dar continuidade às ações e planejamentos em casos de emergência em locais onde passam os dutos da empresa Transpetro, uma subsidiária integral da Petrobras.
Cerca de 30 pessoas participaram da reunião, incluindo um representante da comunidade do bairro Pontal Santamarina. O Governo Municipal de Caraguatatuba esteve presente com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ana Carolina Muri, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Cesar Eduardo Ferreira e duas representantes da Secretaria de Comunicação Social.
A pauta avançou com apresentações de colaboradores da Petrobras/Transpetro e da coordenação do Apell. Os integrantes sanaram as dúvidas e levantaram questionamentos pertinentes sobre as atividades e responsabilidades da empresa para com o município.

#PraTodosVerem: Materiais informativos dispostos em cima de mesa e na frente, costas de uniforme da Defesa Civil (Foto: Divulgação/PMC)
Capitão Romano ressaltou a necessidade de um fluxograma para orientar a população sobre ocorrências relacionadas aos dutos. Em caso de emergência, o primeiro contato deve ser feito com a empresa responsável. Se a comunicação não for imediata, o Corpo de Bombeiros é o próximo a ser acionado.
Também levantou a necessidade de reativação do gabinete de crise em Caraguatatuba, que outrora ficava no prédio do Corpo de Bombeiros. A proposta é voltar a utilizar a mesma sala, equipada e ajustada para uma situação real de emergência por vazamento ou explosão de gás nos dutos.
Na ocasião, foi cobrado ainda o retorno dos simulados que preparam a comunidade e os agentes para possíveis casos de emergência. Em comum acordo com os participantes, o primeiro simulado do ano deve ser realizado no segundo semestre.
Entre abril e maio está previsto um treinamento para atualização de informações.
Outras metas para 2025 incluem ampliar o engajamento da comunidade, fortalecer o grupo de voluntários, garantir a participação de um representante de cada bairro nas reuniões mensais, manter o site do Apell atualizado, criar um perfil no Instagram e realizar treinamentos e simulados em Caraguatatuba.
O representante da comunidade do Pontal Santamarina, Wagner Marques, participou pela primeira vez da reunião e enfatizou a importância do encontro. “Pretendo levar o objetivo dessa reunião para dentro do meu bairro, para que as pessoas saibam do que se trata. Costumo dizer que tudo dá certo, até tudo dar errado. Essa reunião é necessária. Precisamos saber o que será feito e, mais importante, o que fazer quando algo acontecer.”
A reunião contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e membros da Defesa Civil de Caraguatatuba, Serramar Shopping, Nova Tamoios, Coordenação da UniTau e Hospital Regional. Também estiveram presentes os representantes da Petrobras.
Transpetro e segurança dos dutos
A Transpetro, subsidiária da Petrobras, é responsável pelo transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás natural, álcool e granéis. O sistema de dutos que atravessa os bairros requer monitoramento contínuo e ações preventivas para minimizar riscos. O Apell é parte desse esforço, e busca integrar a comunidade ao processo de segurança e resposta a emergências.
Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais – Apell
O Apell Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, Governo Municipal de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santamarina.
O processo Apell funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade, formando o Grupo Coordenador.
O Grupo Coordenador reúne-se mensalmente para acompanhar o processo, planejar treinamentos e simulados, analisar cenários de risco, entre outras ações.
Serviço
Em caso de emergência nos dutos da Transpetro, ligar para 168 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Caso necessário, acionar Defesa Civil no 199 ou (12) 3882-1055 ou 3883-8913.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e