Pesquisar No Site
Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê

Governo do Estado pede retirada de placa de inauguração da obra inacabada do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê
A obra, entregue no final de 2024, apresenta defeitos de execução e serviços não executados
O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo solicitou ao Governo Municipal, a retirada da placa de inauguração da obra de Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê, na Região Sul de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Trecho inacabado do guarda-corpo do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)
Após o ofício do Dadetur, um servidor da Secretaria de Obras Públicas desparafusou a placa inaugural referente ao Governo do Estado de São Paulo afixada no monumento “Balsa de Canoas” nesta terça-feira (28/1), no Porto Novo.
Apesar de recém-inaugurada, é possível constatar que a obra entregue no final de 2024 apresenta defeitos de execução e serviços não executados. A urbanização do Molhe Norte do Rio Juqueriquerê, inaugurada no dia 27 de dezembro, recebeu verba do Dadetur, por meio de um convênio firmado com a gestão anterior em 2023.
Em 10 de janeiro, o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e os representantes da diretoria do Dadetur fizeram uma visita técnica às obras da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê. No dia 16 de janeiro, a assessoria técnica da Secretaria de Turismo e Viagens fez uma vistoria no local.
No dia 17/1, o Dadetur oficiou ao prefeito Mateus Silva e solicitou a retirada da placa de inauguração fixada no monumento “Balsa de Canoas”, em razão da urbanização não estar totalmente concluída e de não apresentar condições adequadas de uso para moradores e turistas.
Obra inacabada
A inauguração da Urbanização da Raiz e Molhe Norte no Enrocamento da Foz do Rio Juqueriquerê ocorreu no dia 27 de dezembro de 2024, quando foram entregues as obras da calçada, ciclovia, bancos e guarda-corpo. O espaço também recebeu um monumento em homenagem ao “chatão”, embarcação utilizada no transporte de carga do rio até os Portos de São Sebastião e Santos na metade do século passado, além de um farol de navegação na foz do rio.
Quem visita o trecho urbanizado do Molhe Norte recém-inaugurado, constata a falta de acabamento nos seus 1,5 km de extensão.
O guarda-corpo não está totalmente concluído até a foz do rio, apresenta falhas em alguns pontos de solda, rompimento em alguns trechos e peças incompletas fixadas no concreto. As muretas estão com rachaduras e trincas em algumas partes.
As luminárias não foram instaladas na totalidade do trecho urbanizado e alguns pontos de energia estão com a fiação à mostra, com sinais de tentativa de furto de cabos, e conduítes soltos ou não embutidos na mureta. Ao olhar detalhadamente para estrutura do farol de navegação, é possível notar alguns vergalhões da estrutura expostos.
O trecho que dá acesso à entrada da urbanização do Molhe Norte ainda precisa ser pavimentado e fica enlameado em dias de chuva, dificultando o acesso de pedestres ao local.
Em razão dessas irregularidades, a obra está suspensa e o Governo Municipal notificará a empresa responsável para que providencie os reparos necessários.
O investimento na obra de urbanização do Molhe Norte gira em torno de R$ 7 milhões e desse montante, R$ 6,5 milhões foram obtidos por meio de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O restante da verba é contrapartida do município.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Luis Gava/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas
O Governo Municipal de Caraguatatuba deu início ao segundo ano do Projeto Cárie Zero durante o “Dia da Família na Escola”, realizado no último sábado (22). Um projeto executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa reuniu dentistas e auxiliares de saúde bucal da

Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Coletivo La Favela Records apresenta cultura urbana no próximo sábado
A Praça Ton Ferreira e a Pista de Skate Pedro Henrique Amorim Cunha (Pedrinho Backflip), no Centro de Caraguatatuba, recebem neste sábado (15), às 19h, a Intervenção La Favela. O evento conta com apresentações de artistas locais da cultura urbana, incluindo poesia, pocket shows, grafite, dança e uma batalha de

Contribuintes podem quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 10% de desconto até quinta-feira
O desconto de 10% no pagamento à vista na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 vence na próxima quinta-feira (20/2). O Governo Municipal distribuiu 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. O contribuinte também tem a opção de pagar a cota única do IPTU, com

Caraguatatuba oferece 142 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 142 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (26/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor