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Caraguatatuba define metas para se tornar cidade inteligente com modernização e integração de serviços municipais
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Caraguatatuba define metas para se tornar cidade inteligente com modernização e integração de serviços municipais
Secretários, secretários adjuntos, presidentes de autarquias, diretores de departamentos, supervisores e assessores de governança do Governo Municipal de Caraguatatuba participaram do Café com Planejamento “Transformação rumo a uma cidade inteligente!” na última sexta-feira (31/1), no Polo Centro da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
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#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone durante evento (Foto: JC Curtis/PMC)
O encontro traçou parâmetros para a modernização administrativa, integração e informatização dos serviços municipais por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), com foco no atendimento à população e nas necessidades da cidade, em áreas como arrecadação, planejamento, comunicação, assistência social, educação, segurança pública, defesa civil, meio ambiente, serviços públicos, infraestrutura urbana, economia, empreendedorismo, turismo, visibilidade, mapeamento, geoprocessamento, demografia, mobilidade, saúde, ocupação e uso do solo.
O prefeito Caraguatatuba, Mateus Silva, abriu o Café com Planejamento “Transformação rumo a uma cidade inteligente!”, que também marcou o primeiro mês de seu governo. A presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Talita Carneiro; o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz; e a secretária de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Rogéria Freitas, também deram boas-vindas aos participantes.
No evento, secretários, secretárias e presidentes das autarquias municipais apresentaram um balanço dos primeiros 30 dias de gestão em suas pastas, com as dificuldades e soluções para os desafios para a melhora da oferta de serviços à população. Esse balanço também será apresentado em uma coletiva de imprensa que será agendada ainda no primeiro trimestre.
Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento e da empresa Geopixel explicaram a inserção de dados e utilização do Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) para as atividades exercidas em cada área do Governo Municipal.
O prefeito Mateus Silva disse que o SIGGEO tem um grande potencial de organização tecnológica. “Infelizmente, apenas 10% da sua aplicabilidade é utilizada, mas só depende de nós para alimentar essa ferramenta para ter mais qualidade na tomada de decisão e entregar uma política pública eficiente para a população”, destacou.
O Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) do Governo Municipal consiste em um sistema de gerenciamento de dados geográficos e multifinalitários (Cadastro Técnico Multifinalitário – sistema de informações territoriais de um município) para das secretarias que necessitam de ferramentas de geolocalização, sensoriamento remoto, geoprocessamento e espacialização de informações.
Nas geotecnologias estão incluídas: topografia e geodésia, Sistemas Globais de Navegação Satélites (GNSS), Sistemas de Informação Geográfica (GIS), Sensoriamento Remoto por Satélites e fotogrametria.
Aplicabilidade
Softwares de Geotecnologias como o Sistema Municipal para Gestão da Geoinformação (SIGGEO) do Governo Municipal são utilizados em aplicações, como:
Planejamento – apoio na elaboração e revisão do zoneamento urbano (Plano Diretor); entendimento da ocupação do solo; controle de ativos públicos (postes, paradas de ônibus, placas, faixas, etc.).
Meio Ambiente – mapear e monitorar mananciais, APA, APP, Florestas; monitorar e controlar área de mapeamento e licenciamento ambiental.
Transportes – monitoramento e despacho de viaturas (apoio à Central de Operações) controle da frota de ônibus (fluxo, comboio, rotas, paradas não permitidas, outros).
Defesa Civil – mapeamento e controle de áreas de risco e criação do plano geográfico de redução de riscos.
Trânsito – mapear, monitorar e controlar o cadastro viário; mapear, monitorar e controlar fluxo e engarrafamento.
Infraestrutura – apoio em projetos de engenharia; monitoramento de obras públicas; controle e monitoramento de drenagens.
Finanças – apoio na elaboração de planta genérica de valores (uso e ocupação) e soluções para melhorar a dinâmica arrecadatória.
Educação – mapeamento de escolas nas áreas urbanas, rurais e ribeirinhas; definição de áreas favoráveis à construção de escolas, creches e quadras de esporte.
Saúde – controle efetivo da distribuição de vacinas; mapeamento para controle de doenças infecciosas como: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS, dengue, Gripe A; mapeamento de área de abrangência do médico da família; e controle e monitoramento de ambulâncias.
Limpeza – aperfeiçoar, monitorar e controlar rotas de coleta de lixo, ações de capinação, pintura de rodapés, poda de árvores e mutirões de limpeza.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Luís Gava/PMC
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