Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025

Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba.
Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas até o outono (equinócio às 06h02 do dia 20 março), o município chega a receber o número de turistas e veranistas equivalente a oito vezes essa população.

#PraTodosVerem: Placa com anúncio de casas para aluguel na temporada e finais de semana (Fotos: Divulgação/PMC)
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba faz uma série de recomendações para os consumidores não terem qualquer transtorno ao alugar uma casa para o descanso de Natal, Ano Novo, férias de janeiro e Carnaval.
O superintendente do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, destaca a formalização do aluguel da casa. “Elabore um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como dia de chegada e saída, nome e endereço do proprietário, valores, forma de pagamento, local de retirada das chaves, número de cômodos, vagas na garagem, distância da praia ou de comércios”, enumera.
O superintendente do Procon sugere uma pesquisa antecipada sobre a infraestrutura, acessos e pontos de referência da região do imóvel a ser locado. “Se possível busque informações na internet ou fale com pessoas conhecidas, e procure vistoriar a residência antes de fechar o contrato”, alerta. “No contrato deve constar o estado de conservação da mobília, relação de móveis, eletrodomésticos e louças disponíveis. Antes de deixar a casa verifique novamente o estado de conservação dos utensílios domésticos”, reforça.
Atento aos avanços da tecnologia, Machado fez algumas considerações sobre o aluguel online de imóveis. “Busque recomendações sobre a casa na internet, mas se o suposto dono do imóvel apresentar apenas filmagens ou fotos externas, desconfie. Peça uma chamada de vídeo ao vivo, mostrando os cômodos da casa”, previne.
De acordo com o superintendente do Procon, a locação temporária de casas é de no máximo três meses. “O pagamento de aluguéis e encargos pode ser requisitado antecipadamente ou em uma única vez. Peça comprovantes e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que atestem a negociação da residência”, alerta. “Em casos de dúvidas, falta de recibos ou mais detalhes sobre o imóvel não faça negócio”, finaliza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Veja Também Recentes

Comtur delibera sobre Eventos e Infraestrutura para 2025
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, no último dia 5 de fevereiro, sua reunião ordinária para deliberação de temas estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo no município. O encontro, conduzido pelo presidente Cauê Rubio, contou com a participação de representantes da Secretaria de Turismo e conselheiros nomeados, que debateram

Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza praias e estabelecimentos comerciais no fim de semana
A Secretaria de Urbanismo atendeu 38 denúncias de perturbação do sossego no último fim de semana (8 e 9/2) , que resultou na aplicação de cinco multas no valor de 460 VRMs, equivalentes a R$ 2.212. Nove bares e adegas foram fiscalizados e quatro receberam multas por excesso de barulho

Servidores relatam dificuldades na consulta do Abono Salarial
O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, informa que servidores públicos de todo o Brasil, com direito ao abono salarial do PIS/PASEP, têm encontrado dificuldades para consultar o valor do benefício na Carteira de Trabalho Digital, que aparece zerado devido a uma falha nacional no sistema

Atletas da terceira idade do vôlei adaptado comemoram retorno às aulas no Cemug com café da manhã
Os atletas dos times feminino e masculino de vôlei adaptado que treinam no Cemug – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, no bairro Jardim Britânia, promoveram um café da manhã, na sexta-feira (14), para comemorar a volta às atividades. O grupo teve como convidado especial o prefeito Mateus Silva, que fez

Caraguatatuba espera 300 mil turistas durante Carnaval
O Governo Municipal de Caraguatatuba espera aproximadamente 300 mil turistas durante o Carnaval, entre sexta (28/2) e terça-feira (4/3). A expectativa é que 90% dos meios de hospedagem estejam ocupados no período, incluindo hotéis, pousadas, colônias de férias e hospedagens caseiras. Ao todo, 21 blocos de rua desfilam nas regiões