Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na sexta-feira (27) o novo Centro de Educação Infantil (CEI), que foi nomeado Edith Castro de Morais Fernandes, em homenagem a uma professora que prestou relevantes serviços à Educação no município. O CEI fica no bairro Jetuba, região Norte da cidade e tem capacidade para 208 estudantes.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, da secretária de Educação, Márcia Paiva, do presidente da Câmara, Tato Aguilar, além de secretários, vereadores e familiares da homenageada.
Para a instalação do CEI, a Prefeitura reformou uma estrutura já existente, que abrigava a antiga Unidade Básica de Saúde do bairro, desativada em 2018 após a entrega de uma nova.
O CEI Jetuba conta com oito salas de aula que abrigarão 208 estudantes, sendo 116 de Maternal e 92 de Berçário. Além disso, a unidade escolar tem ainda espaço para banhos, sala multiuso, refeitório, banheiros e parque infantil. Os investimentos na obra são de cerca de R$ 2,2 milhões.
A homenageada
A Professora Edith Castro de Moraes Fernandes nasceu em Campinas-SP, em 1933. Formada professora pela Escola Normal Carlos Gomes, em sua cidade natal, foi transferida para Caraguatatuba para lecionar na extinta Escola da Fazenda dos Ingleses. Após lecionar em muitas outras unidades escolares, sua aposentadoria se deu em 1988, quando lecionava na escola do bairro Estrela D’Alva, Prof. Antonio de Freitas Avelar. Foram 35 anos na alfabetização de alunos de 1ª a 4ª séries. Faleceu em fevereiro de 2023, deixando um enorme legado na área da Educação.
O filho da professora Edith, Carlos José Fernandes, em nome de sua família, falou durante a cerimônia: “Agradeço de coração essa homenagem. Minha mãe dizia que não existe prazer maior do que educar. Chamou minha atenção o nome dela estar nessa unidade, no Jetuba, onde ela tinha muitos amigos. Ela estaria grata por isso e minha família se sente muito honrada com a homenagem”.
A secretária Márcia Paiva lembrou que a cerimônia marca a entrega da 13ª unidade escolar em oito anos de mandato do prefeito Aguilar Junior , além da entrega de três ampliações de escola. “Fizemos muito pela Educação, atendendo uma enorme demanda reprimida. Fizemos um excelente trabalho, sobretudo porque Caraguatatuba é uma cidade que cresce em ritmo acelerado e as demandas vêm junto. Não tenho como exprimir minha gratidão ao prefeito por me oferecer a oportunidade de estar a frente da pasta da Educação. Muito obrigada!”
O prefeito Aguilar Junior comentou que toda vez que faz entrega de uma escola pensa em futuro. “E cada vez que diminuímos a demanda por vagas escolares, não me canso de agradecer aos meus parceiros dessa caminhada: secretários, vereadores e servidores públicos. É importante que o trabalho de todos seja reconhecido. Sabemos que Dona Edith entregou sua vida à Educação. Quando hoje falamos em alfabetização, não imaginamos o quanto foi difícil no passado, época em que a professora Edith fez a diferença na vida de tantas pessoas! Hoje conseguimos imortalizar o nome dessa professora, prestando essa homenagem a ela que tanto se dedicou a essa cidade”.
Veja Também Recentes
Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade, iniciaram um mutirão na quinta-feira (16/1) para retirar cabeamentos irregulares de telecomunicação dos postes em oito bairros de Caraguatatuba. Com o suporte da Secretaria de Urbanismo, a ação da concessionária e do governo municipal visa garantir
Caraguatatuba disponibiliza aplicativo com informações de campeonatos esportivos em tempo real
O Governo Municipal de Caraguatatuba ingressou em uma plataforma que permite lançar os campeonatos e torneios municipais em tempo real. Qualquer pessoa pode fazer o download nas plataformas Android e iOS pela Play Store. O aplicativo oferece informações sobre resultados, classificações dos jogos, além de atualizações ao vivo do placar.
GCM de Caraguatatuba reforça segurança com Operação Saturação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (15), a Operação Saturação e Visibilidade nos bairros Ponte Seca e Jaraguazinho, região central da cidade. A ação teve como objetivo coibir furtos e roubos, além de reforçar a segurança da população por meio da presença ostensiva das equipes. Durante
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.
Governo Municipal de Caraguatatuba atua na desobstrução de galeria de águas pluviais no Perequê-Mirim
O Governo Municipal de Caraguatatuba atuou na desobstrução de uma galeria de águas pluviais antiga na Avenida Orlando Alves de Souza, bairro Perequê-Mirim. A ação conjunta entre as Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi realizada na quarta-feira (22). A