Pesquisar No Site

Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Mais um ano em que estudantes da rede municipal de ensino brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 19 alunos de cinco unidades escolares, que conquistaram medalhas pelo desempenho na OBA: quatro de ouro, duas de prata e 13 de bronze. Além de um tricampeonato na Jornada de Foguetes, evento dentro da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que faz parte da OBA.

#PraTodosVerem: Alunos posam para foto com certificado na mão, ao lado da secretária de Educação, Márcia Paiva (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A solenidade para homenagear os ganhadores foi nesta quarta-feira (4), às 13h30, no salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no Indaiá.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou os estudantes premiados na OBA, assim como os educadores que foram fundamentais nesse processo.

“Essas conquistas refletem a dedicação e o talento dos estudantes, o compromisso dos professores e o apoio das famílias. Estamos imensamente orgulhosos de todos vocês”, afirmou.

Um dos alunos que faturou ouro, Willier Gonçalves, 15 anos, do 9º ano da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho, contou que foi a quarta vez que fez a prova da OBA, mas que esta foi sua primeira medalha. “Aprendi sobre coisas que não conhecia da Terra, de outros planetas e do sistema solar. A medalha de ouro foi consequência de estudo e persistência”, declarou.

#PraTodosVerem: Alunos posam para foto com certificado na mão, ao lado da secretária de Educação, Márcia Paiva (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Outro medalhista de ouro, Nicolas Uemura Guedes dos Santos, 14 anos, do 8º ano da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, disse que foi sua segunda participação nessa competição. “Foi minha primeira medalha. Fiquei surpreso porque achava que tinha feito sete pontos em dez, mas fechei a prova”, contou.

As colegas da mesma unidade escolar, Kamilla Graciano Reis e Sarah Ramalho Barbosa, ambas já haviam feito a prova no 6º ano e agora com 14 anos e no 8º ano, conquistaram medalhas de prata. “Fui incentivada pela professora de Ciências,Thaís Cristina Pais, a fazer novamente. Não achei a prova difícil, mas a medalha foi surpresa”, contou Kamilla. Sarah também não esperava o bom resultado. “Quando fui conferir o gabarito, vi que tirei 9 em 10 e fiquei muito feliz. Gosto de Ciências e pretendo repetir a experiência ano que vem”.

O adolescente Davi de Santana Cerqueira, 12 anos, do 7º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, alcançou o bronze. “Ano passado, fiz, mas não fiquei bem classificado. Este ano, fui incentivado pela professora de Ciências, Bruna Nemare, que me orientou sobre o conteúdo que cairia na prova. Consegui a medalha de bronze e, ano que vem, quem sabe consiga a de ouro”, disse o menino.

Também alcançou o bronze, Davi Augusto da Silva, 14 anos, da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. “Essa é a segunda vez que participo e é a primeira medalha. A medalha foi surpresa e fiquei satisfeito com o resultado”, comentou.

OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional, realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), desde 1998, nas escolas brasileiras, públicas ou privadas, previamente cadastradas, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.

Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins; promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, todos que fazem parte da comunidade escolar, de associações e clubes de Astronomia, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ganhadores

EMEF Professora Antônia Antunes Arouca (Massaguaçu) – Davi Augusto da Silva, bronze.

EMEF Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) – Miguel Abdon Ferreira Amorim, ouro; Luiz Fernando Sertore Murakawa, Gabriel Alexandre Vita de Almeida, Davi de Santana Cerqueira e Davi Samuel Ferreira de Macedo, bronze.

Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra – Gustavo de Alcantara Sanches Oliveira, ouro.

EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira – Nicolas Uemura Guedes dos Santos, ouro; Kamilla Graciano Reis, prata; Sarah Ramalho Barbosa, prata; Murilo Leandro Costa Silva,Marina Roberta Emídio Soares dos Santos, Iago dos Santos Reis, João Pedro Ribeiro Marcondes, Manuella de Sousa Bastos e Luiz Otávio Delgado de Paula, bronze.

EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho – Willier Gonçalves, ouro; Apollo Constantino dos Santos Oliveira e Guilherme Henrique Braga Carvalho, bronze.

Tricampeonato na Jornada de Foguetes

Os alunos Murilo Leandro Costa Silva, Guilherme de Oliveira Vieira e João Pedro Ribeiro Marcondes, da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, do Jardim Gaivotas, conquistaram medalhas de ouro, na 62ª Jornada de Foguetes. O evento, que reuniu jovens talentos de todo o Brasil, ocorreu entre os dias 18 e 21 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

A Jornada de Foguetes é um evento da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA já totaliza 27 edições, que ocorrem, anualmente, por meio da realização da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (UERJ). O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes.

Os estudantes, sob orientação da professora Thais Cristina Pais, lançaram um foguete construído de garrafas pet, com uma base de lançamento feita de canos de PVC. O voo obteve o alcance de 320 metros. Com esta performance, os estudantes garantiram a medalha de ouro, na categoria nível 3 – Foguete movido com água e ar comprimido.

Os demais níveis são: 1 – Foguete de canudo por impulso de ar comprimido; 2 – Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido; 4 – Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio; e 5 – Foguete propulsão sólida.

Carregando Álbum de Fotos
Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” integra programação do Arquivo Municipal e comemora 168 anos de Caraguatatuba

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10/4 (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/03/2025
Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui
Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui

A primeira-dama e presidente do Fundo Social, doutora Talita Carneiro Veneziani da Silva, médica pediatra do município, visitou a Casa Beija-Flor  e a comunidade Terapêutica Restitui. Na Casa Beija-Flor, Dra. Talita teve a oportunidade de conhecer o projeto “Família Feliz””, que cuida de 69 crianças e adolescentes, de 6 a

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/03/2025
Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/03/2025
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de homicídio no trânsito no Carnaval

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atenderam ocorrência de crime de homicídio de trânsito na Praça do Travessão, região sul da cidade, na madrugada do último domingo (2/3). Segundo consta no boletim de ocorrência, o indivíduo foi detido juntamente com o veículo e evadiu-se do crime em decorrência

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Fundacc amplia resultados com investimento em dança

Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025