Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Alunos da rede municipal recebem medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Mais um ano em que estudantes da rede municipal de ensino brilham na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram 19 alunos de cinco unidades escolares, que conquistaram medalhas pelo desempenho na OBA: quatro de ouro, duas de prata e 13 de bronze. Além de um tricampeonato na Jornada de Foguetes, evento dentro da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que faz parte da OBA.
A solenidade para homenagear os ganhadores foi nesta quarta-feira (4), às 13h30, no salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no Indaiá.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou os estudantes premiados na OBA, assim como os educadores que foram fundamentais nesse processo.
“Essas conquistas refletem a dedicação e o talento dos estudantes, o compromisso dos professores e o apoio das famílias. Estamos imensamente orgulhosos de todos vocês”, afirmou.
Um dos alunos que faturou ouro, Willier Gonçalves, 15 anos, do 9º ano da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho, contou que foi a quarta vez que fez a prova da OBA, mas que esta foi sua primeira medalha. “Aprendi sobre coisas que não conhecia da Terra, de outros planetas e do sistema solar. A medalha de ouro foi consequência de estudo e persistência”, declarou.
Outro medalhista de ouro, Nicolas Uemura Guedes dos Santos, 14 anos, do 8º ano da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, disse que foi sua segunda participação nessa competição. “Foi minha primeira medalha. Fiquei surpreso porque achava que tinha feito sete pontos em dez, mas fechei a prova”, contou.
As colegas da mesma unidade escolar, Kamilla Graciano Reis e Sarah Ramalho Barbosa, ambas já haviam feito a prova no 6º ano e agora com 14 anos e no 8º ano, conquistaram medalhas de prata. “Fui incentivada pela professora de Ciências,Thaís Cristina Pais, a fazer novamente. Não achei a prova difícil, mas a medalha foi surpresa”, contou Kamilla. Sarah também não esperava o bom resultado. “Quando fui conferir o gabarito, vi que tirei 9 em 10 e fiquei muito feliz. Gosto de Ciências e pretendo repetir a experiência ano que vem”.
O adolescente Davi de Santana Cerqueira, 12 anos, do 7º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, alcançou o bronze. “Ano passado, fiz, mas não fiquei bem classificado. Este ano, fui incentivado pela professora de Ciências, Bruna Nemare, que me orientou sobre o conteúdo que cairia na prova. Consegui a medalha de bronze e, ano que vem, quem sabe consiga a de ouro”, disse o menino.
Também alcançou o bronze, Davi Augusto da Silva, 14 anos, da EMEF Professora Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. “Essa é a segunda vez que participo e é a primeira medalha. A medalha foi surpresa e fiquei satisfeito com o resultado”, comentou.
OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional, realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), desde 1998, nas escolas brasileiras, públicas ou privadas, previamente cadastradas, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.
Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins; promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, todos que fazem parte da comunidade escolar, de associações e clubes de Astronomia, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Ganhadores
EMEF Professora Antônia Antunes Arouca (Massaguaçu) – Davi Augusto da Silva, bronze.
EMEF Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) – Miguel Abdon Ferreira Amorim, ouro; Luiz Fernando Sertore Murakawa, Gabriel Alexandre Vita de Almeida, Davi de Santana Cerqueira e Davi Samuel Ferreira de Macedo, bronze.
Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra – Gustavo de Alcantara Sanches Oliveira, ouro.
EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira – Nicolas Uemura Guedes dos Santos, ouro; Kamilla Graciano Reis, prata; Sarah Ramalho Barbosa, prata; Murilo Leandro Costa Silva,Marina Roberta Emídio Soares dos Santos, Iago dos Santos Reis, João Pedro Ribeiro Marcondes, Manuella de Sousa Bastos e Luiz Otávio Delgado de Paula, bronze.
EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho – Willier Gonçalves, ouro; Apollo Constantino dos Santos Oliveira e Guilherme Henrique Braga Carvalho, bronze.
Tricampeonato na Jornada de Foguetes
Os alunos Murilo Leandro Costa Silva, Guilherme de Oliveira Vieira e João Pedro Ribeiro Marcondes, da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, do Jardim Gaivotas, conquistaram medalhas de ouro, na 62ª Jornada de Foguetes. O evento, que reuniu jovens talentos de todo o Brasil, ocorreu entre os dias 18 e 21 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).
A Jornada de Foguetes é um evento da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA já totaliza 27 edições, que ocorrem, anualmente, por meio da realização da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (UERJ). O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes.
Os estudantes, sob orientação da professora Thais Cristina Pais, lançaram um foguete construído de garrafas pet, com uma base de lançamento feita de canos de PVC. O voo obteve o alcance de 320 metros. Com esta performance, os estudantes garantiram a medalha de ouro, na categoria nível 3 – Foguete movido com água e ar comprimido.
Os demais níveis são: 1 – Foguete de canudo por impulso de ar comprimido; 2 – Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido; 4 – Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio; e 5 – Foguete propulsão sólida.
Veja Também Recentes
Obras de esgoto são executadas nos bairros Golfinhos, Santa Rosa, Capricórnio e Massaguaçu
Continuam as obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município que é
É amanhã: A.E Grêmio/Cirrose disputa com RFC na final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos
Neste sábado (14), o campeonato de Futebol Máster 40 anos chega a final e o A.E Grêmio/Cirrose vai disputar contra o RFC para decidir quem irá levar o título de campeões para casa. A final começará às 15h e será realizado no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug),
Vira Caraguá 2024/2025 terá queima de fogos em três pontos da cidade
Para fechar o ano de 2024 de forma tradicional e saudar a chegada de um novo ano com muita emoção e energia, não pode faltar a queima de fogos. É por isso que, mais uma vez, a Prefeitura de Caraguatatuba promove a festa de réveillon, à 0h, com o “Vira
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Ano Novo
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (30) a operação especial para o Feriado de Ano Novo. A expectativa é que cerca de 242 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025. Esta será a primeira
Fundacc lança cartilha de execução para projetos fomentados pela PNAB em Caraguatatuba
Entre os destaques estão as instruções para ajustes nos projetos aprovados, o correto uso dos logotipos oficiais e a realização da prestação de contas A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou o Manual de Execução de Projetos Fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltado para os proponentes