Pesquisar No Site
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades.
A decisão foi tomada após a Prefeitura constatar irregularidades na prestação de contas dos repasses feitos à organização e falta de transparência nos processos administrativos. Essas irregularidades foram apontadas por uma Assessoria Técnica Jurídica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).
Para evitar a interrupção dos serviços e garantir o atendimento aos munícipes, a administração municipal anunciou que fará a contratação emergencial de uma nova empresa para assumir temporariamente a gestão das unidades de saúde após o aviso prévio.
A medida visa garantir que os serviços de saúde, incluindo o atendimento nas UPAs e UBSs, não sejam prejudicados durante o processo de transição.
Os funcionários da atual Organização Social terão todos os direitos garantidos e terão prioridade de recontratação de qualquer empresa que entrar.
A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece que os repasses à João Marchesi estão sendo realizados para a continuidade dos serviços essenciais, garantindo a manutenção dos serviços de saúde. Além disso, é de responsabilidade da atual empresa garantir o pagamento de todos os fornecedores até o fim do contrato.
A contratação emergencial é uma solução temporária enquanto o município busca uma alternativa definitiva, por meio de um novo processo licitatório que atenderá às exigências de transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.
Os apontamentos
Segundo apurou o TCE-SP, não houve clareza na aplicação de recursos em despesas sem comprovada essencialidade para com o objeto do contrato e dois pontos foram cruciais: Assessoria e Consultoria sem comprovada relevância e execução contratual com o objeto do contrato; bem como a redistribuição de recursos com a Sede (caracterizando taxa administrativa) com despesas sem conexão com o objeto do contrato.
No caso da Assessoria e Consultoria seria um serviço de compliance que tem sua essencialidade e relevância duvidosa para o cumprimento do objeto do contrato. Já em relação a redistribuição do recurso, não há comprovação de que as despesas rateadas têm relevância ou alguma conexão com a execução do contrato , o que as tornam indevidas.
Com base nestes apontamentos, o município iniciou por meio da Comissão de Fiscalização da Execução (CFE), formada por servidores públicos de carreira, uma reavaliação no contrato vigente e identificou que estas despesas se repetem na execução do contrato em vigor. A partir daí, desde junho a empresa foi notificada pelo município para sanar as irregularidades.
A Prefeitura ressalta que o aviso prévio e o posterior rompimento do contrato são medidas necessárias para proteger o erário e assegurar que o investimento público seja utilizado de forma eficiente.
Veja Também Recentes
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (6/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão
“XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” acontece de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba
O evento contará com barracas temáticas de arte, artesanato, literatura, moda, comidas típicas e apresentações culturais A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
Caraguatatuba recebe 3º Festival de Artes Marciais neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizará a 3ª Edição do Festival de Artes Marciais neste sábado, dia 2 de novembro, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O festival faz parte do calendário anual da cidade e traz demonstrações de lutas nas diversas
ANEEL homologa reajuste tarifário com redução para cidades atendidas pela EDP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. (EDP SP) com efeito médio de redução de 3,71% para os consumidores a partir desta quarta-feira (23/10), em Caraguatatuba e em outros 27 municípios paulistas atendidos pela concessionária. Os índices