Pesquisar No Site
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação comemora o fechamento do ano com a final da 4ª Edição do Chef Caraguá
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação comemora o fechamento do ano com a final da 4ª Edição do Chef Caraguá
Nesta segunda-feira, a equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação promoveu a última degustação dos três pratos que foram para a final do concurso Chef Caraguá. A receita de hoje foi o “Pernil à La Focesi”, elaborado pelas cozinheiras, Helena Isvaldo Rodrigues Batista, Tatiane Macedo Rosa e Iracema Castilho Fernandes Moreira, da EMEF Profª Jane Urbano Focesi.
Essa é a quarta edição do concurso que tem o objetivo de valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares, além de promover uma alimentação saudável. A receita vencedora passa a integrar o cardápio da rede municipal de ensino no próximo ano letivo.
A receita de hoje é feita com um purê de batata bem leve e temperado com o pernil bem desfiado. Acompanha salada de couve e cenoura bem raladinhas, tomate cereja, arroz e feijão.
Antes de chegar neste prato específico, as cozinheiras desenvolveram três pratos, que foram submetidos à equipe gestora da unidade escolar. Daí ganhou o “Pernil à La Focesi”, nome escolhido para homenagear a escola.
O resultado final será divulgado no dia 30, deste mês, em cerimônia no anfiteatro da Fundacc do Centro, às 8 horas. O evento contará com sorteio de brindes para todas as cozinheiras participantes.
Receberão premiação em dinheiro e troféu pela participação as cozinheiras responsáveis pelas três melhores receitas classificadas pela comissão julgadora e avaliadas pelos estudantes.
Diversas ações durante o ano
Além da competição, a equipe do setor de Alimentação Escolar promoveu várias atividades voltadas ao bem-estar das crianças e estudantes da rede municipal.
Uma delas foi o Projeto Caraguá + Saudável (Educação Nutricional), voltados aos 1.335 estudantes dos 2º anos, do Ensino Fundamental. Essa proposta tem o objetivo de promover, entre as crianças, o conhecimento sobre o que é uma alimentação saudável e conscientizá-las a respeito das consequências de uma alimentação inadequada e os riscos que o sobrepeso e a obesidade podem trazer à saúde. Também foi elaborado um folder informativo, distribuído aos estudantes que passaram pelo projeto.
O setor de Alimentação Escolar atende ainda por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba), a Associação de Amparo e Proteção a Criança e ao Adolescente – Soaproc no CEI “Golfinho Amigo”; a MEIMEI do Morro do Algodão; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Guarda-Mirim. Para todas essas unidades são enviados cardápios e alimentação escolar, seguindo assim o padrão da rede municipal.
No decorrer do ano de 2024, foram servidas um total 11.800.840 refeições, divididas em: 4.587.440 para os Centros de Educação Infantil (CEI); 1.340.400 para as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), período parcial; 5.139.200 para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), período parcial; 716.800 para as EMEF, período integral, que são a EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), EMEF Professor Luiz Silvar do Prado (Casa Branca) e EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (Tinga); além 17.000 refeições para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os cardápios são elaborados pela equipe técnica de nutricionistas do setor, tendo como base a utilização de gêneros alimentícios in natura ou minimamente processados, respeitando as referências nutricionais necessárias ao bom desenvolvimento escolar, os hábitos alimentares e a idade das crianças e estudantes. Assim como a proibição do uso de açúcar para crianças menores de três anos que tem se cumprido e a redução do consumo de açúcar para maiores de três anos.
As referências nutricionais são calculadas cumprindo a Resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE para cobrir as necessidades nutricionais durante o período letivo, respeitando a idade das crianças e estudantes. A Rede Municipal atende crianças estudantes de 0 a 14 anos além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Como exemplos do cardápio servido nos Centros de Educação Infantil, há no café da manhã, a partir das 8h, suco de uva ou de laranja ou leite integral com cacau 100%, com biscoito de polvilho ou pão com manteiga. No almoço, às 10h30, no menu há omelete com cenoura ralada, abobrinha e cheiro verde; ou frango com abóbora e brócolis; pernil com mandioca; frango com abobrinha; escondidinho de carne moída com purê de batata; sempre acompanhados pelo arroz com feijão. Para sobremesa há variedade de frutas dependendo do dia da semana: mamão, laranja, maçã e banana. O lanche da tarde, servido às 13h, segue a diretriz alimentar do café da manhã; e o jantar, às 15h30, com as variedades do cardápio do almoço.
Nas EMEIs, EMEFs o café da manhã é às 9h, com leite integral com flocos de milho, sem açúcar; ou leite integral com café adoçado 7% e pão com manteiga; ou suco de laranja integral com biscoito polvilho ou pão com manteiga ou pipoca. O almoço, às 11h e o jantar às 16hh30, tem alternância de omelete com cenoura ralada abobrinha cheiro verde, arroz e feijão, franco com abóbora e brócolis, tomate, arroz feijão, pernil mandioca cheiro verde óleo, arroz feijão salada de repolho com cenoura, macarronada com carne moída, polpa de tomate, cenoura salada alface e tomate. Estrogonofe de frango, arroz feijão e batata temperada. De sobremesa geralmente é servida uma fruta. Aos estudantes da EJA é servido o jantar com cardápio similar ao oferecido aos estudantes das EMEFs.
A equipe do setor de Alimentação Escolar é composta pelas nutricionistas, Andrea Musiejko, Andréia Gonçalves Romão e Fernanda Nunes Pereira; as técnicas, Karina Tavares Magalhães e Rafaela de Almeida Souza; o chefe de setor, José Maria Pereira da Silva; e o supervisor Luís Ângelo de Castro. Compõe o suporte da alimentação das crianças e estudantes as nutricionistas da empresa Verdemais, responsáveis pelas cozinheiras das unidades escolares, Erika Faria Juliana Maria Bruniera Fonseca e Giovana Marchi.
Para o supervisor da Alimentação Escolar, Luiz Ângelo de Castro, a rede municipal de ensino de Ensino de Caraguatatuba compromete-se com uma alimentação de qualidade para todos, uma vez que a alimentação escolar está além do direito assegurado.
“Acredito que a alimentação proporcionada, hoje, tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e estudantes, influenciando diretamente na saúde, aprendizagem e desempenho escolar”, afirmou Castro.
Veja Também Recentes
CaraguaPrev faz prova de vida anual obrigatória dos inativos aniversariantes de dezembro
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de dezembro presencialmente até dia 30 de dezembro (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou online até dia 31 de dezembro (terça-feira), por
Caraguatatuba firma parceria com Circuito Litoral Norte de São Paulo e CVC para fomentar turismo nacional e internacional
A Prefeitura de Caraguatatuba firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo e com a CVC para lançar dois novos produtos turísticos inéditos: o Circuito Litoral Norte de São Paulo 7 dias e o Circuito Litoral Norte de São Paulo 10 dias. Essa iniciativa visa
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
‘Dia D’ atende 182 pessoas com testes rápidos e UAMI continua com a Campanha Dezembro Vermelho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou no último sábado (7), 182 testes rápidos de HIV/AIDS, durante o ‘Dia D’, que faz parte da Campanha Dezembro Vermelho. A ação foi realizada para toda população na Praça do Caiçara, no Centro da cidade. A