Pesquisar No Site

Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares

Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares

O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à sala de dança do Polo Cultural.

Bueno foi professora de dança da Fundacc por 13 anos, com turmas de baby class, ballet infantil, jazz infantil e juvenil, onde montou dois grupos de dança para competição, Corpus Dance e Korpinhos Dance.

Credenciada pelo conselho regional de educação física, ministrada em dança, atuou como bailarina no corpo de baile em São Sebastião, onde participou de várias competições e vitórias. Também trabalhou na academia Studio D como auxiliar de dança e por por 12 anos  na academia Linha d’água como professora de baby class, ballet e jazz infantil.

“Sou totalmente grata pela trajetória que tive na Fundacc por todos esses anos com tudo que aprendi e com tudo que ensinei.

Sou mais grata ainda por ter alunos que até hoje ainda fazem parte dessa fundação e melhor ainda, atuando como professores e coreógrafos. Para mim é uma imensa honra receber essa homenagem, gratidão a todos”, enfatizou a professora.

Como forma de homenagear e recordar o período, os 11 alunos que fizeram parte desses grupos de competição da professora Carla, fizeram um pocket com alguns trabalhos coreografados por ela, dando ênfase à  geração passada das oficinas culturais. Na sequência, a Escola de Bailados apresentou a coreografia Voo Livre, de Junior Silva, simbolizando essa nova geração de bailarinos.

Ainda estão previstas até o final de 2024 mais duas homenagens, à bailarina e coreógrafa Cristina Neves, ex-diretora do Corpo de Baile de Caraguatatuba e coordenadora da área de dança da Fundacc por 19 anos e à professora de dança do ventre e dança cigana, Suely Loyola (in memorian).

“Fazer esse intercâmbio de gerações foi muito gratificante para todos. Mostrar o quanto a dança é referência no município e o quanto somos gratos a todos os fazedores de cultura que fizeram parte de nossa história. Homenagear essas três figuras da dança do nosso município nada mais é do que representar a leveza, a beleza e garra que essas mulheres representam na dança, deixando um legado de respeito e admiração. Sou muito grato por ter sido cria dessas mulheres, uma me despertou a paixão pela dança e outra que me colocou no caminho da profissionalização. Hoje sou o que sou graças a elas. Muito obrigado. Caraguatatuba reverencia vocês”, afirmou o bailarino e coreógrafo Junior Silva, assessor técnico de dança da Fundacc.

Obra “Pele”

Na ocasião, também foi apresentada ao público, a obra “Pele” realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Caraguatatuba.

Com os intérpretes Carol Moreira e Davi Silva, coreografia Carol Moreira e Davi Silva e textos e adaptações de Davi Silva, “Pele” é uma obra autoral que utiliza a dança como linguagem central para explorar as complexas questões de identidade e as camadas sociais que moldam os indivíduos.

Através da metáfora da pele, o espetáculo investiga como as pessoas são frequentemente definidas por características externas, como origem étnica, gênero, idade e outras marcas impostas pela sociedade.

Combinando elementos do teatro de rua e das danças urbanas, os intérpretes alternam entre vestir e despir camadas simbólicas, revelando a verdadeira essência por trás das aparências. A cada movimento, a performance desafia os estereótipos e questiona as normas sociais, oferecendo ao público uma experiência cultural profunda e instigante. Pele não apenas provoca uma reflexão sobre os rótulos impostos, mas também convida a uma vivência visceral da autenticidade e da liberdade do ser humano.

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Corpo Musical da Polícia Militar se apresenta em Caraguatatuba no dia 25
Corpo Musical da Polícia Militar se apresenta em Caraguatatuba no dia 25

Caraguatatuba recebe, no dia 25 de janeiro, sábado, às 15h, na Praça da Cultura, uma apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo. O evento, parte da Operação Verão 2024/2025, é gratuito e aberto ao público. Sob a regência do Subtenente Paulo Roberto Almeida do Nascimento, o grupo

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/01/2025
IMG-20250107-WA0054
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 07/01/2025
01 capa
Câmeras do COI identificam veículo utilizado por criminosos para aplicar golpes de estelionato em idosos

As câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram as autoridades policiais a encontrar um veículo utilizado por uma dupla de criminosos que aplicava golpes principalmente em pessoas idosas. A Polícia Civil deteve no sábado (28/12) os dois suspeitos de cometerem os estelionatos na região do bairro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/12/2024
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão

Uma motocicleta Honda CG 160 FAN, furtada no dia 17 de dezembro de 2024, foi localizada na tarde de terça-feira (21/1), pela equipe da Guarda Municipal de Caraguatatuba, em um terreno baldio na Rua Bertioga, no bairro Travessão. Durante patrulhamento preventivo na região sul, nas proximidades da EMEF Prof. Alaor

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/01/2025
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/01/2025