Pesquisar No Site
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo

Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares.
O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae regional, desenvolvido no decorrer do ano letivo.

#PraTodosVerem EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra Alunos e alunas estão responsáveis pelas barracas de Brinquedos Ecológicos, Economia Criativa e Cores e Sabores Regionais. Todas com diversos produtos à venda. (Foto: Divulgação/PMC)
Esse projeto de educação empreendedora tem como objetivo incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade e desenvolvimento das habilidades pessoais.
O evento foi um sucesso na escola da praia das Palmeiras. “Mesmo com um dia chuvoso, os pais fizeram fila para entrar, antes do início da feira, marcada para 16h. Em 40 minutos, todos os produtos foram vendidos”, declarou a coordenadora pedagógica, Paula Rodrigues Armeiro.
A professora Adriana Rodrigues Lucas disse que este foi o primeiro ano que ministrou as aulas de empreendedorismo. “Gostei muito porque me acrescentou conhecimento para minha vida pessoal. Em relação aos alunos, notei que trabalhar valores, espírito de equipe e solidariedade foi muito positivo para o relacionamento interpessoal e individual. Além disso, muitos começaram a fazer produtos para vender na escola (pulseiras e brinquedos), a partir de reciclagem de objetos, outros fizeram horta em casa”, contou.
A aluna Manuela Ávila Sbelci, 11 anos, do 5º ano, afirmou que a principal lição do empreendedorismo é não gastar muito com o que não precisa. “Aprendemos a diferença do que é necessidade e do que é desejo, a economizar e reutilizar em tudo que for possível”, declarou.

#PraTodosVerem Um aluno apresenta os produtos de sua barraca na Feira de Empreendedorismo da EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, a um outro colega (Foto: Divulgação/PMC)
Na unidade escolar do Barranco Alto, a feira também foi bem sucedida. O que foi arrecadado com as vendas será revertido em um dia especial para os alunos, após votação decidida pela maioria.
A professora responsável pelo projeto no 1º, 2º e 3º anos, Silvana Araújo Martins explicou que, de um modo geral, o programa trabalha a educação financeira. “Como economizar energia, água, o que é necessidade, o que é consumismo, ou seja, tudo voltado para o consumo consciente”, avaliou.
A docente que ministra as aulas para 3º, 4º e 5º, Ana Lúcia de Souza Santos, destacou os conceitos positivos incutidos nas crianças. “Saber valorizar o dinheiro, a importância de economizar, poupar e também de reciclar e reaproveitar coisas”, afirmou.
A menina Hanna Ávila, 9 anos, do 3º anos, confirma o aprendizado. “Tudo que a gente joga fora pode reclicar e aproveitar de outra forma. Hoje gosto de criar, em casa, brinquedos com material reciclável”, disse.
Programa JEPP
O programa é voltado aos alunos do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, e cada série idealiza, planeja e concretiza a abertura de um negócio, tendo uma temática diferente.
No 1º ano, o tema trabalhado é “Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial”, que aborda, principalmente, o ramo das ervas aromáticas. Entre as competências aprendidas estão: conhecer características do comportamento empreendedor; os aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades; criar experiências sensoriais ou produtos com a utilização de ervas aromáticas; exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade; planejar etapas para a criação de um jardim sensorial de ervas aromáticas, entre outras.
Para o 2º ano, a temática é “Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais”. As crianças passam a conhecer como realizar ações empreendedoras focadas em resultados, por meio de atividades relacionadas ao ciclo de plantio e de consumo de determinados tipos de alimentos naturais, consciência ecológica, etc..
No 3º ano o foco é sustentabilidade, tendo como tema “Os Brinquedos Ecológicos”. Os discentes puderam conhecer aspectos do mundo dos negócios pela identificação da oportunidade e do planejamento de ações, para elaborar brinquedos ecológicos; valorizar a adoção de hábitos saudáveis; construir brinquedos com foco na ecossustentabilidade, entre outros aspectos.
Dentro do 4º ano, o aprendizado é voltado às “Produções culturas criativas”, com foco na economia criativa e o turismo empreendedor. As crianças exercitaram como planejar e concretizar objetivos definidos, ao desenvolver atividades relacionadas à economia criativa; estudaram a cultura caiçara, pontos turísticos da cidade, fontes de renda da região (pesca e agricultura), eventos da cidade como fonte de economia, entre outras questões.
No 5º ano, a abordagem é no ramo culinário, trazendo o tema “Sabores e cores regionais”. Os discentes conheceram aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades, relacionadas à cultura gastronômica regional, por meio da montagem de um espaço gastronômico. Planejaram as etapas para a criação de um espaço gastronômico, que privilegiou a cultura regional e nacional; e elaboraram receitas culinárias que expressaram essa diversidade.
Todas as propostas possibilitam aos estudantes a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvendo as habilidades e características de um bom empreendedor – proatividade, criatividade, capacidade de resolução de problemas, de comunicação, de trabalhar em equipe,comprometimento, responsabilidade, entre outras.
O calendário das feiras, em cada unidade escolar, vai até o final de novembro, com exposições ao público. Este ano a programação do JEPP abrangeu os 8.663 estudantes, do Ensino Fundamental I.
Veja Também Recentes

Homem procurado pela Justiça é encontrado pela GCM de Caraguatatuba
Após um patrulhamento pela Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, no centro de Caraguatatuba, na noite de sábado (15), a Guarda Civil Municipal recebeu uma ocorrência por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um homem que conduzia um veículo Peugeot 408, de cor branca, com um mandado de

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Caraguatatuba recebe palestra sobre saneamento em celebração ao Dia Mundial da água
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Caraguatatuba recebe uma palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, sobre a importância de preservar os recursos hídricos. O evento será no dia 27 de março. A palestra é aberta ao público, gratuita, e ministrada pelo professor

Caraguatatuba recebe curso de capacitação paralímpica e está com inscrições abertas
Caraguatatuba recebe curso de capacitação paralímpica entre os dias 11 e 14 de março, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemu), das 8h às 18h. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas, com certificado ao final do curso. São 50 vagas para cada uma das oito modalidades disponíveis, que

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,