Pesquisar No Site
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
EMEF Professor Oswaldo Ferreira forma alunos do 5º ano no Proerd
Nesta sexta-feira, 108 alunos, dos 5º anos A, B, C, D e E, da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, receberam o certificado de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação. Tem o objetivo de instruir os alunos contra as drogas, violência e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares, além da valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para estudantes do 5º ano, com idade entre nove e dez anos. A formação é ministrada pelos cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos.
O capitão PM, Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, no município, prestigiou o evento e disse ao público presente sobre a importância de fortalecer a autoconfiança das crianças.
“Nunca digam para um filho que ele não consegue fazer algo. Incentive-os a continuar tentando para alcançarem seus objetivos. Se a gente não consegue algo hoje, pode conseguir amanhã. Os filhos devem criar autonomia com o fortalecimento da autoconfiança para que, no futuro, tenham firmeza de tomarem as melhores decisões para suas vidas. Sabemos que o problema das drogas não é mais somente de segurança, mas de saúde pública. O exemplo dos pais ou responsáveis é fundamental para que seus filhos tomem o melhor caminho”, declarou.
A supervisora de Ensino da secretaria de Educação, Camila Vicentini Pinheiro, representou a secretária da pasta, Márcia Paiva, na solenidade. “Agradeço a presença dos pais e responsáveis e parabenizo os alunos pela formatura. Agradeço também a parceria com a Polícia Militar nesse programa que transmite um ensinamento que deve ficar por toda a vida. Que vocês fiquem longe das drogas e de pessoas que sejam más influências. Conversem muito com seus pais e dediquem-se ao estudo que é sempre o melhor caminho”, afirmou.
A diretora EMEF Professor Oswaldo Ferreira, Patrícia Helena Pereira, destacou a parceria da escola com a família. “Nós estamos sempre de portas abertas para conversar com os pais ou responsáveis. Nós acreditamos na força dessa parceria e na capacidade dos nossos alunos em trilharem um futuro de sucesso”, disse.
Durante a solenidade foram premiados os alunos que mais se destacaram durante o curso: Isabella Silva dos Santos Pedrozo, 5º A; Emilly Simony Alves da Silva Souza, 5º B; Alice Roque dos Santos, 5º C; Laura Cassiano da Conceição, 5º D; e Ana Raphaela Oliveira Panunto, do 5º E.
A aluna Ana Raphaela disse que não esperava a premiação e o que mais a impressionou nas aulas do Proerd foi saber que as pessoas usam drogas para fugirem dos problemas. “Usar drogas não resolve problema nenhum. Para resolver problemas devemos pedir ajuda à nossa família, conversar sobre o que está acontecendo. Gostei muito das palestras e fiquei emocionada com a minha premiação”, contou.
O pai Raphael Braila afirmou que a filha aprendeu bastante com o Proerd e comentava em casa sobre as palestras. “Ela, inclusive, mudou a visão dela sobre o trabalho dos policiais. Pois os dois instrutores transmitiram muita confiança a ela sobre a função da polícia”, declarou.
O destaque geral da escola ficou com a aluna Eloá de Souza Matos, 11 anos, do 5º C. “Foi muita surpresa. Acho que ganhei porque escrevi uma redação com o coração, com tudo que senti durante o Proerd. Gostei muito de ter aprendido como o cigarro, o álcool fazem mal às pessoas. Mas, o que mais me impressionou foi o efeito da droga K-9 (substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol – THC) no corpo humano”, contou.
O pai Rodrigo de Souza Pereira da Silva ficou orgulhoso. Ela é uma menina muito dedicada e estudiosa. E o Proerd é um excelente reforço na educação das crianças. Hoje em dia, drogas e violência estão em toda parte. Qualquer um pode cair nessa armadilha. Então, converso muito com a minha filha sobre esse assunto”, disse.
Ao final, os cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos, instrutores do Proerd, receberam uma homenagem e presentes de agradecimento da comunidade escolar. Também prestigiaram a cerimônia a vice-diretora, Fátima Regina de Oliveira, as coordenadoras pedagógicas, Joseane Félix da Silva e Priscila Gomes Coelho, e as professoras dos 5º anos A, B, C, D e E, Marilda Paes, Ekliete Maria dos Santos, Cristiane Frias Lopes Cardoso Rubião, Simone Teixeira de Paula Silva e Marília Gabriela Ferreira, respectivamente.
Veja Também Recentes
Folia de Reis de Santo Antônio é atração em Caraguatatuba no próximo dia 11
O encontro, que celebra o dia de Reis, será realizado na EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro do Tinga, a partir das 9h Integrando as comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis de Santo Antônio do Bairro do Tinga, em Caraguatatuba, realiza no próximo sábado (11), a partir das 9h, a
Caraguatatuba lança campanha “Ouvir e ver o mar” para coibir uso de caixas de som nas praias
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a campanha “Ouvir e ver o mar”, para desencorajar o uso de caixas de som nas praias e promover um contato maior com a natureza. A iniciativa foca no respeito ao sossego de todos, especialmente dos banhistas. De acordo com o Código de Posturas do
Prefeitura de Caraguatatuba destaca conquistas nos serviços de Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba fecha o ano comemorando a ampliação das políticas de assistência social e a implementação de iniciativas que visam atender às necessidades da população. Um dos principais avanços foi a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que agora conta com um orçamento mínimo de 4%
Prefeitura de Caraguatatuba repara trecho da Avenida Geraldo Nogueira após erosão provocada pela chuva
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba fez um reparo em um trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Jardim Aruan, em função da erosão provocada pela chuva do último sábado (4/1). Além de transbordar da galeria, a água causou erosão nos bloquetes da via. Os operários
Fundacc lança cartilha de execução para projetos fomentados pela PNAB em Caraguatatuba
Entre os destaques estão as instruções para ajustes nos projetos aprovados, o correto uso dos logotipos oficiais e a realização da prestação de contas A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou o Manual de Execução de Projetos Fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltado para os proponentes