Pesquisar No Site
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Os frequentadores do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) assistiram à palestra “Homem também precisa se cuidar”, dentro das atividades da campanha mundial Novembro Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de próstata.
O evento foi conduzido pelo médico urologista, Paulo Sérgio Abreu, que explicou de forma didática, desde a fase inicial da doença até os tratamentos disponíveis atualmente.
A próstata é um órgão masculino, que fica logo abaixo da bexiga, muito importante, principalmente, na fase reprodutiva do homem e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O especialista disse que é comum o órgão sofrer alterações, a partir dos 40 anos, como a hiperplasia (aumento) prostática. Mas isto não quer dizer que haverá evolução para um câncer.
Sobre os riscos, o urologista declarou que as estatísticas mostram que este é um câncer hereditário, então é preciso analisar o histórico familiar do paciente (pai e irmãos). É mais incidente em homens da raça negra. A obesidade também aumenta o risco e também hábitos alimentares, principalmente consumo de alimentos processados, à base de muito açúcar e comidas gordurosas.
“O câncer de próstata não apresenta sintomas no início. Por isso essa doença é a segunda entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Vinte por cento dos pacientes recebem o diagnóstico com a doença em estágio avançado. Daí a importância dos homens irem ao médico e fazerem o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, que é responsável por 20% dos diagnósticos. Se houver necessidade há exames complementares como a ressonância magnética multiparamétrica da próstata e a biopsia transretal”, afirmou Abreu.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
A respeito dos tratamentos, o médico explicou que há a prostectomia radical, ou seja, a retirada total do órgão por cirurgia aberta, ou por laparoscopia ou pela técnica com robô assistido. Há também o tratamento por radioterapia e num último recurso, quimioterapia.
“Pode haver efeitos colaterais como impotência e incontinência urinária (perda de urina). Mas tudo depende da conduta e reação de cada organismo”, esclareceu.
Após a explanação do urologista, foi aberta ao público a possibilidade de esclarecer dúvidas. Um dos que se manifestaram foi Roberto Batista, 63 anos. “Tive o diagnóstico de hiperplasia. Mas, medicações para ampliar o canal urinário e diminuir a próstata tem efeitos colaterais, principalmente, na vida sexual. Então, faço atividades físicas regularmente e cuido da minha alimentação. Vou também de seis em seis meses fazer controle médico”, declarou.
Outro que fez questão de prestar testemunho sobre a convivência com a doença, foi Antônio Carlos Dias, 73 anos.
“Aos 50 anos, meu PSA estava alto, fora da normalidade. Comecei com acompanhamento médico e consegui baixar a taxa. Porém, em 2018, o médico constatou o tumor e decidiu pela cirurgia. Em 2023 tive que passar por radioterapia. Hoje estou bem, praticando vôlei, hidroginástica, participando de aulas de teatro e me sinto muito bem. Estou zerado. Aconselho a todos fazerem os exames, periodicamente, sem medo”, disse.
O doutor Paulo Sérgio ressaltou ainda que homens têm mais dificuldade de ir ao médico para exames de rotina, diferente das mulheres que tem por hábito consultar ginecologistas. “As mulheres têm papel fundamental no alerta para o câncer de próstata. Muitos homens chegam ao consultório por meio delas. O principal e manter a saúde em dia. Se descoberto no início, o câncer de próstata tem um probabilidade de 90% de cura”, finalizou.
Novembro Azul
Todo 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul, que teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
A campanha Novembro Azul visa conscientizar sobre o câncer de próstata e reforça a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do acesso à saúde entre os colaboradores e a população.
A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.
Veja Também Recentes
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
GCM fecha balanço com mais de 2.400 mil ações em outubro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de outubro 2.422 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 41 ações em apoio às secretarias municipais, 28 ocorrências, 38 ocorrências resolvidas no local, sete indivíduos presos,
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em