Pesquisar No Site
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação.
A cerimônia de premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita e a 1ª Semana Paulista de Mobilização contra a Transmissão Vertical do HTLV, realizadas pela coordenadoria de IST/Aids de São Paulo. O evento tem como objetivo central discutir os desafios e avanços no combate à sífilis congênita no estado e compartilhar experiências bem-sucedidas em estratégias de saúde pública.
Representando Caraguatatuba no evento, estiveram a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; a coordenadora da Atenção Básica, Alexandra Freitas de Matos; a fiscal de Saúde Pública, Ceci Oliveira Penteado; e a auxiliar de coordenação da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), Ana Carambola.
O prêmio é concedido aos municípios com mais de 100 mil habitantes que atingem rigorosos indicadores de saúde em quatro eixos temáticos.
Desde 2018, Caraguatatuba não registra transmissão vertical de HIV. O prêmio também reconhece as ações praticadas pelo município para eliminação da sífilis congênita que está obtendo resultados positivos nas ações implementadas para redução dos casos.
Para isso é avaliado ações como cobertura mínima de quatro consultas de pré-natal para 95% das gestantes, sendo oferecida pelo menos uma testagem durante o pré-natal (Caraguatatuba oferece dois exames de sorologia) e tratamento da gestante e parceiro em momento oportuno. Todas as ações implementadas reduziram significativamente a sífilis congênita no município.
A transmissão vertical ocorre quando a infecção por HIV ou sífilis é passada de mãe para filho durante a gestação, o parto ou, no caso do HIV, durante a amamentação. A prevenção, diagnóstico e tratamento adequados, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são essenciais para evitar essas transmissões.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou o empenho da rede de saúde de Caraguatatuba no trabalho preventivo e no cuidado integral. “Esse prêmio reconhece o compromisso e a dedicação dos profissionais da nossa cidade para garantir a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis. Caraguatatuba reafirma sua posição como referência em saúde pública”, afirmou.
Veja Também Recentes
Dezembro Vermelho: Caraguatatuba realiza teste rápido gratuito para diagnóstico de HIV/AIDS neste sábado
Para ampliar o acesso aos serviços de saúde durante a Campanha Dezembro Vermelho, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) realiza neste sábado (7) o ‘Dia D’, com a oferta de testes rápidos gratuitos para toda a população. O atendimento será das 8h às 17h, na Praça do Caiçara
Forum Permanente de Educação de Caraguatatuba elege sua mesa coordenadora
O Fórum Permanente de Educação de Caraguatatuba, em ação contínua de reestruturação, reuniu-se na quinta-feira (5), na modalidade híbrida, na Secretaria Municipal de Educação para realização de reunião ordinária. Durante o encontro, o colegiado elegeu sua mesa coordenadora que foi composta por Paula de Campos Bueno como coordenadora, Mariana Cristina
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
Fundacc promove 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro a partir de hoje
O Auditório Maristela de Oliveira será palco a partir desta segunda-feira (25/11), da 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET. O evento conta com 11 espetáculos gratuitos e segue até o dia 27 de novembro. O encerramento será no dia 30 deste mês, na Praça do Caiçara. O
EMEF Professora Maria Moraes promove concurso de enfeites natalinos com materiais recicláveis para encerrar ano letivo
Mais de 200 enfeites de Natal já foram produzidos pelos alunos e alunas da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, e já enfeitam as dependências da unidade escolar. Os trabalhos concorrem a uma premiação no dia 7 de dezembro, no Dia da Família na Escola. A ideia