Pesquisar No Site

Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd

Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd

Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”.

#PraTodosVerem Cabo Charles Magno dos Reis fala aos alunos sentados em cadeiras à frente. Atrás, sentados à mesa, a diretora da escola, Jéssica Jessica Heloisa da Silva Nery, a secretária de Educação, Márcia Paiva, o instrutor do Proerd, cabo Leandro Pereira da Silva Santos e o supervisor de ensino, Luiz Henrique Lúcio Goulart. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, 2ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação. Tem o objetivo de instruir os alunos contra as drogas, violência e reforçar valores como amizade, ética e relações familiares, além da valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

O curso tem a duração de três meses, com aulas uma vez por semana, voltado para estudantes do 5º ano, com idade entre nove e dez anos. A formação é ministrada pelos cabos da Polícia Militar, Charles Magno dos Reis e Leandro Pereira da Silva Santos.

Os pais, Priscilla Cavalcanti e Thiago Ferreira, foram prestigiar o filho, Mathias, 11 anos. “Ele não faltou a nenhuma aula, porque dizia que gostava muito do que estava aprendendo no Proerd”, comentou a mãe. O pai disse que conversa muito sobre o assunto com o garoto, pois já usou drogas, mas deixou totalmente o vício há mais de 15 anos. “Não quero que ele passe pelo mesmo problema que passei. Por isso converso muito e acredito que o reforço do Proerd é fundamental para as crianças”, afirmou.

O que mais impressionou o menino Mathias foi os efeitos no organismo da droga K-9 (substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de tetrahidrocanabinol – THC).  “Não conhecia a droga K-9. Ela destrói as pessoas, deixa elas como zumbis”, contou o menino.

Alex Félix da Silva e Brenda Cavalache, pais de Lincoln, 11 anos, também assistiram à formatura. “Minha filha, Lohanny, que hoje tem 16 anos, passou pelo Proerd, e agora foi a vez do meu filho. É um projeto importante para dar um norte para que nossos filhos se espelhem no bom caminho”, avaliou Alex.

Por sua vez, Brenda acredita que a presença de um policial conversando sobre as más companhias e as consequências do uso de substâncias ilícitas, reforça a educação transmitida em casa. “São ensinamentos que ficam na cabeça deles e eles acabam repassando para os amigos e colegas”, afirmou.

O filho, Lincoln resumiu o que aprendeu: “Não pode usar nenhum tipo de droga, porque faz muito mal”.

#PraTodosVerem A secretária de Educação, Márcia Paiva, fala ao público do Proerd, na quadra do Ciase Sumaré. Atrás, na mesa, estão o instrutor do Proerd, cabo Charles Magno dos Reis, a diretora da escola, Jéssica Jessica Heloisa da Silva Nery, o instrutor do Proerd, cabo Leandro Pereira da Silva Santos e o supervisor de ensino, Luiz Henrique Lúcio Goulart. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, declarou que o Proerd é um dos programas mais importantes da rede municipal de ensino.

“Houve um momento que a PM estava com dificuldades de atender todos os 5º anos das nossas unidades escolares. Fizemos um esforço, batalhamos para conseguir que todas as turmas fossem atendidas, porque entendemos a relevância do programa de combate às drogas. Tudo que vocês viram e ouviram nas aulas do Proerd, devem levar para a vida toda. Nossa vida é feita de escolhas, que vocês façam sempre a melhor escolha e trilhem o bom caminho. Aos pais e responsáveis, quero também deixar meu agradecimento, porque a parceria com vocês é fundamental para a comunidade escolar”,

#PraTodosVerem A diretora da escola, Jéssica Heloisa da Silva Nery, o cabor instrutor do Proerd Charles Magno dos Reis, a professora do 5º D, Beatriz Nunes Pinho, a aluna destaque da sala, Maria Eduarda, sua mãe, Priscila de Jesus Faria, a secretária de Educação, Márcia Paiva, o instrutor do Proerd, cabo Leandro Pereira da Silva Santos e o supervisor de ensino, Luiz Henrique Lúcio Goulart. (Cláudio Gomes/PMC)

Durante a cerimônia houve a premiação dos que se destacaram nos 5º anos A, B, C e D. Foram, respectivamente, Maria Clara Thimóteo do Rosário, Lavínia do Nascimento Rocha, Kauan Monteiro da Silva, Maria Eduarda de Jesus Faria.  O destaque geral foi alcançado pela aluna Heloíse Victória, Ramos Cardoso Castro.

Priscila de Jesus Faria ficou feliz com o destaque da filha, Maria Eduarda, 11 anos. “Ela aprendeu bastante e se dedicou ao curso. Então fiquei satisfeita com a premiação dela. Esse é um assunto que converso com minha filha em casa e os ensinamentos do Proerd vai ajudá-la a enfrentar a mudança de escola no próximo ano”, afirmou Priscila.

A premiada, Maria Eduarda, explicou que uma das coisas que aprendeu no Proerd é que cigarro faz muito mal : “Tem 4.700 substâncias tóxicas nele. Tudo que aprendi vai me ajudar no futuro a não fazer nada de errado”.

O cabo Charles, um dos instrutores do Proerd, deixou a seguinte mensagem ao público: “Costumo dizer que aprendo mais com esse projeto do que ensino. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Caraguatatuba e à secretaria de Educação pela parceria em manter o Proerd nas escolas. O que tenho a dizer aos formandos, é que a vida é feita de escolhas boas e ruis. Depende de vocês mesmos. Estudem, façam o que é certo, amem seus pais e construam uma vida feliz”, declarou.

Também prestigiaram a solenidade, o supervisor de ensino da unidade escolar, Luiz Henrique Lúcio Goulart, a diretora, Jessica Heloisa da Silva Nery e as vice-diretoras Crystiane Bueno Ciaca, Hellen da Silva Alves e Mariama Silva Cabral, e os docentes dos 5º anos A, B,C e D, Thiago Marcelino de Souza, Roseli Aparecida de Magalhães Sugahara, Ana Cláudia Lanfredi Araújo Silva, Beatriz Nunes Pinho.

Desde 1997, quando foi implantado no Litoral Norte, o Proerd já atingiu cerca de 60 mil crianças. Em Caraguatatuba, aproximadamente, 37 mil alunos já passaram pelo programa.

Carregando Álbum de Fotos
Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 13/12/2024
Fundacc abre seleção de agente cultural para prêmio do Fundo Municipal de Cultura
Fundacc abre seleção de agente cultural para prêmio do Fundo Municipal de Cultura

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio do Fundo Municipal de Cultura torna público o edital de seleção de um agente cultural que tenha prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Município de Caraguatatuba. A inscrição deve ser realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024 e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/12/2024
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Vagas PAT Publicado em 16/12/2024
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/11/2024
Fundacc abre inscrição para credenciamento de artistas orientadores para as oficinas de 2025
Fundacc abre inscrição para credenciamento de artistas orientadores para as oficinas de 2025

Promovendo a inclusão cultural e social, incentivando novos talentos e o desenvolvimento pessoal e formação cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abre inscrições para o credenciamento de artistas orientadores para a execução de projetos para as oficinas culturais para o próximo ano. As atividades ocorrem

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/11/2024