Pesquisar No Site
Alunos de escola do Gaivotas apresentam propostas de Startups no projeto “Empreendedorismo para a Geração Z”
Alunos de escola do Gaivotas apresentam propostas de Startups no projeto “Empreendedorismo para a Geração Z”
Alunos do 8º e 9º anos da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho, do Tinga, em Caraguatatuba, que participaram do projeto piloto “Empreendedorismo para a geração Z”, por meio de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae-SP e a empresa EZ Quantum Educacional (SP), apresentaram propostas de Startups, quinta-feira (28), no anfiteatro da unidade escolar.
O projeto piloto tem como objetivo trabalhar habilidades interpessoais para ser uma pessoa empreendedora, mostrar como construir um modelo de negócio, estratégias de lançamento no mercado. O tema Empreendedorismo foi o primeiro módulo. Os outros subsequentes são Marketing, Designer e Programação.
A iniciativa teve início em agosto deste ano, com o treinamento dos professores da unidade escolar Alexandre Alfaro de Nardi e Natanael Eusébio Souza. Durante os meses de setembro, outubro e novembro, os adolescentes participaram das aulas uma vez por semana. E, na quinta-feira, apresentaram suas ideias de Startups.
O termo Startup, do inglês, significa “começar algo novo” e é comumente relacionado à inovação no mundo dos negócios. Uma Startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido, mas que tem algo novo a mostrar ao mercado.
Uma das propostas apresentadas foi a PSIK, dos alunos do 8º anos, Fábio Masaru Higa Teles, 14 anos, Giovana Santos Luques, 14 anos, Isabelle Almeida dos Santos, 13 anos e Henry Miguel Fortunato, 13 anos, de uma startup voltada para o atendimento e acompanhamento psicológico a pessoas de baixa renda.
“A ideia surgiu porque minha irmã é psicóloga e fez um trabalho com uma comunidade indígena. Os membros dessa comunidade disseram a ela que é difícil terem atendimento com psicólogos. Então a Psik seria uma plataforma que facilitaria o acesso a psicólogos a preços acessíveis e em locais conveniados. Alem disso, ofereceria cursos e ferramentas práticas para ajudar as pessoas a lidarem com seus problemas psicológicos de forma acessível e segura. Nosso objetivo é democratizar o cuidado com a saúde mental, oferecendo apoio de qualidade a todos que precisem”, explicou Fábio.
Uma das equipes do 9º ano, formada por Ana Luíza dos Santos, Maria Luíza Silva Teixeira e Karolyne de Oliveira, todas com 14 anos, apresentaram a Building Dreams (Construíndo Sonhos), voltada a consultoria e assessoria para quem quer abrir um novo negócio.
“Escutava adultos dizendo querer ter o próprio negócio, perguntando como conseguir um empréstimo, pensando qual seria o melhor local para montar, como fazer a propagando, então, resolvi unir todos os serviços nessa startup. Orientaríamos desde as possibilidades de empréstimo, onde seria o melhor local para montar o negócio, tipos de divulgação (Internet, WhatsApp, Facebook, Instagram, Tik Tok), fidelização do cliente, entre outros pontos para o sucesso do negócio”, explicou Ana Luíza.
Para o professor Natanael, responsável pelas aulas de Empreendedorismo e Educação Financeira, na escola, foi uma experiência enriquecedora, pois a plataforma da EZ é de fácil interatividade. “Os alunos desde a primeira aula com o acompanhamento do livro didático começaram a entender o que é uma Startup, como fazê-la funcionar no mercado, além de mostrar a importância da criação de uma logomarca, o objetivo e justificativa da empresa”, ressaltou.
Ao todo foram sete apresentações dos alunos do 8º ano e 13 do 9º ano, que foram acompanhadas por três profissionais da EZ Quantum Educacional (SP), Rafael Scala, do setor de Tecnologia, e Tainá Autieri e Thassiana Almeida, da área de Pedagogia. Como também pela professora do Apoio Pedagógico da Secretaria da Educação, Camila de Macedo Simões e a coordenadora pedagógica da escola, Flávia Paula Campos Teles.
A EZ é um sistema de ensino STEAM (o modelo STEAM prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho) focado em desenvolver o potencial humano e transformar as crianças e jovens para que se tornem profissionais do futuro e ajudem a transformar o mundo. Por meio de um processo ativo unimos os conceitos de empreendedorismo, aliados as tecnologias e as habilidades do século XXI, fazendo com que vivenciem experiências e aprendam, na teoria e na prática, todas as competências buscadas no mercado de trabalho.
“Nosso objetivo é que o projeto piloto tenha continuidade e mantenha-se a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae-SP, ano que vem, com os módulos de Marketing, Designer e Programação”, afirmou Scala.
Veja Também Recentes
MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) promove a Oficina de Desenho da Figura Humana, ministrado pela artista e professora Anna Verena nos dias 3 e 6 de dezembro. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo formulário disponível aqui https://forms.gle/jL75cmP1NRHcUBRU7 . A oficina é gratuita e será realizada na Sala Pedagógica
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Obras de drenagem no Pegorelli alteram itinerário das linhas de ônibus 104 e 105
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que, em razão das obras de drenagem que ocorrerão no bairro Pegorelli, as linhas 104-PEGORELLI TARUMÃS VIA UPA SUL e 105-PEGORELLI TARUMÃS VIA PEREQUÊ terão os percursos alterados. As obras serão realizadas na avenida
O 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte, realizado pelo Módulo, é neste final de semana
O Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo no próximo final de semana (09 e 10/11), das 8h às 18h. Nesta primeira edição a entrada do
Eleição para cargo de diretor de unidade escolar na rede municipal de Caraguá será dia 9 de dezembro
O Conselho Municipal de Educação informa que faltam menos de duas semanas para a votação, em cada uma das 60 escolas municipais, para o cargo de direção. Podem votar o pai ou a mãe ou a pessoa responsável, caso o aluno não tenha 16 anos completos. Além de todos os