Pesquisar No Site
Novo colegiado do COMAS é empossado e Mesa Diretora é definida para biênio 2024/2026

Novo colegiado do COMAS é empossado e Mesa Diretora é definida para biênio 2024/2026
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (17) a cerimônia de posse dos novos membros para o biênio 2024/2026. O evento marcou a oficialização dos 40 conselheiros, distribuídos igualmente entre 20 representantes da Sociedade Civil e 20 do Poder Público.

#PraTodosVerem: Secretária de Assistência Social, Mariana Cestaria, fala ao microfone durante abertura da posse do novo colegiado do COMAS (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A abertura da cerimônia contou com a presença da secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, e da ex-presidente do COMAS, Leda Goulart.
Durante seu discurso, Mariana enfatizou a importância do novo colegiado perseverar nas conquistas já alcançadas e levar a luta adiante. “A assistência social deve ser vista como uma política pública, alinhada aos direitos garantidos pela Constituição de 1988”, disse.
Ela ainda reforçou que, “nos dois últimos anos do Conselho, tivemos conquistas muito significativas para o município. Nós vimos um colegiado de gestores nacional em uma luta grande para a regulamentação dos SUAS e Caraguatatuba já realizou em 2023. Essa conquista foi graças ao empenho do Conselho junto à Secretaria. E agora, esse novo colegiado que toma posse tem que perseverar para que as políticas sejam fortalecidas. Eu peço a vocês dedicação e compromisso”, disse Mariana.
Os integrantes da Sociedade Civil representam usuários de serviços de transferência de renda, entidades de assistência social, trabalhadores do setor, associações civis e aposentados. Os membros do Poder Público são representantes de diversas secretarias municipais, como Assistência Social, Saúde, Educação, Planejamento, Fazenda, além dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

#PraTodosVerem: Nova diretoria composta pela presidente Dra. Aline Rodrigues Alves Ciaca ao centro, vice-presidente Leda Maria Goulart de Oliveira, à esquerda, e secretária Lívia Bachiega Yamamura à direita (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O COMAS atua sob a regulamentação da Lei Municipal nº 1275 de 2006 e da Lei nº 2.175 de 2014, com a finalidade de discutir, estabelecer normas e fiscalizar os serviços socioassistenciais no município, assegurando que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.
A primeira reunião após a posse foi dirigida pelo Sr. Luiz Gustavo do Prado, secretário Executivo dos Conselhos Municipais, auxiliado pela Sra. Pâmela Ribeiro, ambos da Casa dos Conselhos.
Na ocasião, foi eleita a nova Mesa Diretora, composta pela presidente Dra. Aline Rodrigues Alves Ciaca, representante do Poder Público (Secretaria de Assistência Social); vice-presidente Leda Maria Goulart de Oliveira, representante da Sociedade Civil (Trabalhadores do Setor de Assistência Social); e como secretária Lívia Bachiega Yamamura, também representante do Poder Público.
Membros do COMAS para biênio 2024-2026:
I – Representantes do Poder Público Municipal:
- Secretaria Municipal de Assistência Social:
– Titular: Aline Rodrigues Alves Ciaca
– Suplente: Fernanda Góes Barboza Costa
– Titular: Lívia Bachiega Yamamura
– Suplente: Angela Maria dos Santos de Oliveira
– Titular: Mariana Estella Cestari Lese
– Suplente: Cristiane Regina do Prado Lima Oliveira
- Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos:
– Titular: Cintia Yara Silva Barbosa
– Suplente: Maia Soares Bisan
- Secretaria Municipal de Saúde:
– Titular: Aline Antonia da Silva
– Suplente: Rita de Cássia Moraes Canuto
- Secretaria Municipal de Educação:
– Titular: Daniella Pereira Lellis
– Suplente: Thelma Cícero Gorgati
– Titular: Daniela Bandeira Vaz
– Suplente: Tiago Augusto Brandão
- Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento:
– Titular: Marcelo Ruiz de Oliveira
– Suplente: Cleonice dos Santos Pacola
- Secretaria Municipal da Fazenda:
– Titular: Diana Totti Horie
– Suplente: Danielle Pagoto dos Santos
- Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso:
– Titular: Maria Elvira da Silva Alves
– Suplente: Claudia Cristina Garcia Rocha Pires
II – Representantes da Sociedade Civil:
- Usuários Beneficiários de Serviços de Transferência de Renda:
– Titular: Evelyn Thiare Brito Fonseca
– Suplente: Marcelle de Sant’Ana Nunes
– Titular: Edna Pereira Costa Santos
– Suplente: Gabriel Guerra Tibiriçá de Sant’Anna
- Entidades e Organizações de Assistência Social:
– Titular: Janaína Tavares
– Suplente: Suelen Simões de Oliveira
– Titular: Gisele Rosana dos Santos
– Suplente: Luceli Cristina de Oliveira Cotia
– Titular: Mécia Policarpo Quirino
– Suplente: Maria de Lourdes de Almeida Santos
- Trabalhadores do Setor de Assistência Social:
– Titular: Leda Maria Goulart de Oliveira
– Suplente: Breno do Prado Savassa
– Titular: Iara Freire da Costa
– Suplente: Luna Sales Ferreira Barbosa
- Associações Civis:
– Titular: Renata Cristiane de Souza
– Suplente: Elvis Mateus Moreira
– Titular: Beatriz Moraes Ferreira
– Suplente: Cláudia Adriane Lopes Ramos
- Aposentados:
– Titular: Sonia Eugenia de Brito Amaral
– Suplente: Rosangela Aparecida Lamberti Ramachoti
Veja Também Recentes

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta