Pesquisar No Site
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área
No Dia Mundial da Saúde Mental, Caraguatatuba destaca equipamentos de atendimento humanizado nesta área
O Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro, é uma data importante, pois busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Caraguatatuba possui diversos equipamentos de saúde voltados a este tipo de atendimento.
São equipamentos especializados no atendimento da saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); CAPS-AD; Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege; Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris.
O objetivo da data é chamar a atenção para necessidade desse cuidado que é fundamental, pois a saúde mental afeta a todos em qualquer faixa etária, nível escolar, etnia ou renda. Isso porque existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e outras drogas ou perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, neste ano, o CAPS II realizou cerca de 30 mil atendimentos com assistente social, enfermagem, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, além dos acolhimentos, atendimentos individuais, em grupos e domiciliares, práticas corporais e atenção às situações de crise. Já o CAPS AD foram mais de 14 mil nas mesmas especialidades.
Já o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil / Protege, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes realizou este ano, 4.590 atendimentos, entre escutas especializadas e avaliações, visitas domiciliares, terapias em grupo, psicoterapia individual, consulta médica e com assistente social.
A Secretaria de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão disponíveis para atender qualquer pessoa que queira ajuda. Elas são a porta de entrada para qualquer atendimento.
Serviços
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: fica na Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3883-9081. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD): fica Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600. Atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil/Protege: fica Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309. Atende apenas crianças ou adolescentes com transtorno mental e casos de violência.
– Centro de Reabilitação Psiquiátrico na Casa de Saúde Stella Maris: para pacientes em situação de urgência e emergência, atendidos de forma humanizada.
– CER: setor de Reabilitação Neuro Infantil fica no prédio do CEM/CEO, no bairro Jardim Primavera e atende crianças de zero a 12 anos de patologias diversas (transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, síndrome de down etc.) nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia. Já o neuro adulto atende pacientes de 13 anos a terceira idade nas especialidades de fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional.
Veja Também Recentes
Final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos tem A.E Grêmio/Cirrose contra RFC no sábado
Neste próximo sábado (14), o campeonato de Futebol Máster 40 anos chega a final, e o A.E Grêmio/Cirrose vai disputar contra o RFC em busca do troféu do campeonato de Futebol Máster 40 anos. No jogo passado, o A.E Grêmio/Cirrose venceu seu adversário Esportinga nos pênaltis por 3 a 2.
Em apoio à Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba demole construção irregular no Massaguaçu
Na manhã desta sexta-feira (6), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, prestou suporte à Polícia Militar Ambiental na demolição de uma construção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Mar Verde, Massaguaçu. A operação conjunta se deu a partir da solicitação de apoio enviada
Secretaria de Educação premia alunos que se destacaram na OBMEP, OBMEP Mirim e OLITEF
Nesta terça-feira (10), a secretária de Educação Márcia Paiva, acompanhada da equipe de Supervisão e do Apoio Pedagógico receberam vários estudantes, que se destacaram na 18ª Olimpíada Brasileira (2023) de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na 3ª OBMEP Mirim (2024), para premiação. A solenidade foi no salão Monteiro Lobato,
‘Dia D’ atende 182 pessoas com testes rápidos e UAMI continua com a Campanha Dezembro Vermelho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou no último sábado (7), 182 testes rápidos de HIV/AIDS, durante o ‘Dia D’, que faz parte da Campanha Dezembro Vermelho. A ação foi realizada para toda população na Praça do Caiçara, no Centro da cidade. A
Fundacc realiza Segunda Festa do Fandango Caiçara
Neste sábado, 21 de dezembro, Caraguatatuba reúne o melhor da cultura fandangueira da região com a segunda Festa do Fandango Caiçara. O evento promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) é gratuito e acontece das 16 às 23 horas, no Espaço Paulo Mott, localizado na praça de artesanato, no Centro da