Pesquisar No Site
Mais de 441 mil bitucas de cigarro são coletadas pelo programa “Caraguatatuba sem Bitucas” em três anos
Mais de 441 mil bitucas de cigarro são coletadas pelo programa “Caraguatatuba sem Bitucas” em três anos
O levantamento feito pela Prefeitura de Caraguatatuba apontou que a cidade coletou 441.682 bitucas de cigarro pelo programa “Caraguatatuba sem Bitucas”, nos últimos três anos.
Os dados constataram que 176,673 kg de lixo tóxico deixaram de contaminar o solo, cursos d’água e aterros, ao serem descartados de forma correta.
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e é realizado por meio das empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que implantaram 16 coletores em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de mudar os velhos hábitos das pessoas em descartar as bitucas no chão ou em locais inapropriados.
O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e contou com a devida aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2021, quando ainda era um projeto piloto.
A partir deste incentivo, a Prefeitura expandiu a parceria, consolidando a iniciativa como um programa municipal, que visa, também, conscientizar a população fumante sobre os malefícios do cigarro no meio ambiente, por ser um dos resíduos mais danosos, contendo mais de sete mil componentes tóxicos.
Hoje, a Prefeitura observa que os adeptos ao programa vêm crescendo exponencialmente e essa adesão é visível, como destacado nos dados anteriores.
Além dos coletores posicionados em pontos circulação, como o Mirante da Orla, Complexo Turístico do Camaroeiro, Paço Municipal e as unidades de saúde, também as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram contempladas com totens de cinzeiros feitos de bambu.
E para aqueles que desejam descartar muita quantidade, ou os comércios que fazem a coleta em grande escala, a cidade possui três Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em funcionamento, sendo um deles instalado na sede da Secretaria de Meio Ambiente.
Todas as bitucas coletadas são enviadas a uma usina de reciclagem, onde passa por um rigoroso processo de descontaminação. O resultado? Massa celulósica, que é transformada em papel artesanal, retornando ao município para ser utilizado em projetos sociais e educativos, promovendo a geração de renda local e a inclusão social.
Além disso, a Prefeitura realiza oficinas de artesanato e palestras de conscientização periódicas, destacando a importância do descarte adequado a preservação do meio ambiente.
Veja Também Recentes
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um novo pet pode procurar a Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (26), das 9h às 13h. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
Defesa Civil do Estado prevê fortes rajadas de vento em Caraguatatuba entre os dias 20 e 21
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso para a possibilidade de fortes rajadas de vento entre quarta-feira (20) e quinta-feira-feira (21), em todo Litoral Norte do Estado de São Paulo. Segundo a previsão, as rajadas de vento de Sudeste/Leste ocorrerão durante o período, podendo chegar até
Final da série ouro: time Os Travados/Caiçara é vencedor do campeonato de futsal 2024
A quadra do Morro do Algodão vibrou com a disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro na última sexta-feira (8). O time Os Travados/Caiçara ganhou de P. Barcelona por 4 a 2. Luis Matheus e Felipe Gomes foram os responsáveis por marcar para o time campeão, cada um fazendo