Pesquisar No Site
Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano

Escolas Municipais de Caraguatatuba promovem Feiras de Empreendedorismo do 1º ao 5º ano
A EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro, foi a segunda unidade escolar da rede municipal, a realizar a Feira de Empreendedorismo, este ano, no dia 19/10. A EMEF Professor Jorge Passos foi a primeira a preparar a exposição no final de setembro (28/9).

#PraTodosVerem Mesa com brinquedos ecológicos feitos com materiais recicláveis pelos alunos dos 3º anos.
O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae regional, desenvolvido no decorrer do ano letivo. Esse projeto de educação empreendedora tem como objetivo incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade e desenvolvimento das habilidades pessoais.
O programa é voltado aos alunos do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, e cada série idealiza, planeja e concretiza a abertura de um negócio, tendo uma temática diferente.
No 1º ano, o tema trabalhado é “Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial”, que aborda, principalmente, o ramo das ervas aromáticas. Entre as competências aprendidas estão: conhecer características do comportamento empreendedor; os aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades; criar experiências sensoriais ou produtos com a utilização de ervas aromáticas; exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade; planejar etapas para a criação de um jardim sensorial de ervas aromáticas, entre outras.

#PraTodosVerem Mesa com vários temperos e alimentos naturais contendo uma folha com os dez benefícios para a saúde da cebolinha
Para o 2º ano, a temática é “Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais”. As crianças passam a conhecer como realizar ações empreendedoras focadas em resultados, por meio de atividades relacionadas ao ciclo de plantio e de consumo de determinados tipos de alimentos naturais, consciência ecológica, etc..
No 3º ano o foco é sustentabilidade, tendo como tema “Os Brinquedos Ecológicos”. Os discentes puderam conhecer aspectos do mundo dos negócios pela identificação da oportunidade e do planejamento de ações, para elaborar brinquedos ecológicos; valorizar a adoção de hábitos saudáveis; construir brinquedos com foco na ecossustentabilidade, entre outros aspectos.
Dentro do 4º ano, o aprendizado é voltado às “Produções culturas criativas”, com foco na economia criativa e o turismo empreendedor. As crianças exercitaram como planejar e concretizar objetivos definidos, ao desenvolver atividades relacionadas à economia criativa; estudaram a cultura caiçara, pontos turísticos da cidade, fontes de renda da região (pesca e agricultura), eventos da cidade como fonte de economia, entre outras questões.
No 5º ano, a abordagem é no ramo culinário, trazendo o tema “Sabores e cores regionais”. Os discentes conheceram aspectos do mundo dos negócios pela identificação de oportunidades, relacionadas à cultura gastronômica regional, por meio da montagem de um espaço gastronômico. Planejaram as etapas para a criação de um espaço gastronômico, que privilegiou a cultura regional e nacional; e elaboraram receitas culinárias que expressaram essa diversidade.

#PraTodosVerem Duas alunos com toucas na cabeça preparam geladinhos em saquinhos plásticos
Todas as propostas possibilitam aos estudantes a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvendo as habilidades e características de um bom empreendedor – proatividade, criatividade, capacidade de resolução de problemas, de comunicação, de trabalhar em equipe,comprometimento, responsabilidade, entre outras.
A equipe gestora da EMEF Professora Aida de Almeida Castro Grazioli, Silvia Elen Campos Teles, diretora; Samira Nassabay; vice-diretora; e Auri Dias Pacheco, coordenadora pedagógica; deu todo apoio às professoras Maria Marta da Cruz Silva, responsável pelas turmas do 1º ano, e Vanessa dos Santos Antunes, pelas turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos, para a evolução do programa JEPP e a concretização da Feira de Empreendedorismo.
De acordo com a professora Maria Marta, a atividade permitiu o exercíco da autonomia, das crianças, bem como o trabalho em equipe, a oralidade e a pratica de habilidades manuais, a educação financeira e importância de participar da economia doméstica.
“Atingimos nosso objetivo junto às crianças no sentido de conscientizá-las sobre a importância do consumo consciente, da cooperação, ética e postura cidadã sobre as questões ambientais”, avaliou Vanessa.
O calendário das feiras, em cada unidade escolar, vai até o final de novembro, com exposições ao público. Este ano a programação do JEPP abrangeu os 8.663 estudantes, do Ensino Fundamental I.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades