Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
Sábado (19), a partir das 14h30 até às 17h, no Instituto Federal, campus Caraguatatuba/SP, 270 estudantes do Ensino Fundamental 2 (6 º ao 9º ano), da rede municipal de ensino encaram a prova da 2ª Fase da 19º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em todo Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A prova da 1ª Fase deste ano ocorreu no dia 4 de junho, onde participaram da competição, 18,5 milhões de alunos, de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes e a incrível marca de 5.564 cidades, ou seja, uma participação de 99,9% dos municípios brasileiros.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, afirmou que a participação nessa Olimpíada, é um momento importante para os estudantes. “A Obmep abre um caminho de possibilidades e valoriza aqueles que têm competência e desenvoltura para a Matemática. Os professores trabalham ao longo do ano o currículo e algumas questões que ajudam na preparação para as provas desse evento”, disse Paiva.
Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até aqueles do último ano do Ensino Médio.
Premiação
Na premiação nacional, serão contemplados:
Quinhentos alunos de escolas públicas e 150 alunos de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 450 alunos de escolas privadas com medalhas de prata; 4.500 alunos de escolas públicas e 1.350 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.
Até 45 mil alunos de escolas públicas e 6 mil alunos de escolas privadas com Certificados de Menção Honrosa.
Na premiação estadual, a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais varia de acordo com a Unidade Federativa, conforme indicado no anexo V do regulamento.
A quantidade específica de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais será definida com base no rendimento dos alunos na 19ª edição da Obmep 2024.
Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da Obmep.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.
Veja Também Recentes
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
Prefeitura de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de próstata no Centro POP
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretária de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (26), uma ação voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. O evento contou com uma palestra ministrada pela enfermeira
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do
Recadastramento para transporte universitário começa na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, conforme artigo 11º, do Decreto Municipal nº 1.950/2024, informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, no período
Recadastramento para transporte universitário termina dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16, e deve ser feito por