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Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
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Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
Sábado (19), a partir das 14h30 até às 17h, no Instituto Federal, campus Caraguatatuba/SP, 270 estudantes do Ensino Fundamental 2 (6 º ao 9º ano), da rede municipal de ensino encaram a prova da 2ª Fase da 19º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em todo Brasil.
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#ParaTodosVerem Alunos da rede municipal sentados em carteiras numa sala de aula, fazem a prova da 1ª Fase, em 4 junho deste ano.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A prova da 1ª Fase deste ano ocorreu no dia 4 de junho, onde participaram da competição, 18,5 milhões de alunos, de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes e a incrível marca de 5.564 cidades, ou seja, uma participação de 99,9% dos municípios brasileiros.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, afirmou que a participação nessa Olimpíada, é um momento importante para os estudantes. “A Obmep abre um caminho de possibilidades e valoriza aqueles que têm competência e desenvoltura para a Matemática. Os professores trabalham ao longo do ano o currículo e algumas questões que ajudam na preparação para as provas desse evento”, disse Paiva.
Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até aqueles do último ano do Ensino Médio.
Premiação
Na premiação nacional, serão contemplados:
Quinhentos alunos de escolas públicas e 150 alunos de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 450 alunos de escolas privadas com medalhas de prata; 4.500 alunos de escolas públicas e 1.350 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.
Até 45 mil alunos de escolas públicas e 6 mil alunos de escolas privadas com Certificados de Menção Honrosa.
Na premiação estadual, a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais varia de acordo com a Unidade Federativa, conforme indicado no anexo V do regulamento.
A quantidade específica de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais será definida com base no rendimento dos alunos na 19ª edição da Obmep 2024.
Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da Obmep.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.
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