Pesquisar No Site
Atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev é tema de duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba

Atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev é tema de duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promove duas audiências públicas para discutir a alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017), nos dias 31 de outubro (quinta-feira) e 4 de novembro (segunda-feira), às 18h, na sede do Legislativo, no Centro.
Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a atualização da legislação que busca o equilíbrio atuarial, econômico e financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para a manutenção dos benefícios previdenciários e sua perenização ao longo do tempo.
O projeto de lei altera parcialmente o Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev, atualizando seus valores, mediante aportes mensais, pela Prefeitura Municipal, Câmara de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e pelo próprio instituto, órgãos vinculados ao RPPS.
O Município de Caraguatatuba, através da Lei Municipal nº 2.348, de 05/07/2017, instituiu um Plano de Amortização por aportes para o equacionamento do Déficit Técnico do Plano. Entretanto, como atualmente este montante é inferior às provisões a amortizar, recomenda-se esta alteração.
O Plano de Amortização do Déficit Atuarial vigente (Lei Municipal nº 2.348/2017) foi instituído pelo prefeito Aguilar Junior em 2017 e prevê aportes mensais de recursos financeiros para que os funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e CaraguaPrev recebam seus benefícios no futuro.
De acordo com presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, quando é realizada projeção, o volume de benefícios aumenta ao longo do tempo. “Dessa forma, é necessária a adoção de medidas no presente para que haja recursos para cobertura dos compromissos no futuro. A diferença entre os valores necessários apontados na projeção e os recursos existentes hoje, dar-se o nome de déficit técnico atuarial”, conclui.
A transmissão ao vivo da audiência é feita pela TV Câmara de Caraguatatuba no YouTube (https://www.youtube.com/@tvcamaracaraguatatuba) e no site do Legislativo. Os questionamentos do público podem ser feitos presencialmente ou encaminhados via internet pelo formulário disponível no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/ e pelo WhatsApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769.
O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. O atendimento ao público é das 9h às 16h30, nos dias úteis. Mais informações pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.
A Câmara de Caraguatatuba fica Avenida Frei Pacífico Wagner, 830, no Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2525.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Revelando SP 2025: Confira o prazo para manifestação de interesse dos artistas
O Revelando SP, o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, está com inscrições abertas para as edições de 2025. Os fazedores de cultura interessados devem preencher uma manifestação de interesse até o dia 28 de março por meio do link https://forms.gle/UzG3e43gAfXktp7x6. As

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Artistas orientadores passam por capacitação nas oficinas culturais
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reuniu os artistas orientadores no auditório do Polo Centro na última sexta-feira (7), para uma recepção e encontro técnico que antecede as atividades das oficinas culturais. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (10), nos polos distribuídos de norte a sul do município. Cerca de 70

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por