Pesquisar No Site
GCM de Caraguatatuba intensifica rondas em praças e fecha balanço com mais de 2,9 mil ações em junho

GCM de Caraguatatuba intensifica rondas em praças e fecha balanço com mais de 2,9 mil ações em junho
Nesta primeira semana julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou as rondas nas praças da região central, como a Diógenes Ribeiro de Lima e Rádio Amador Thomaz Camanis Filho, no centro da cidade e sob a ponte do rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
No mês de junho, a GCM registrou 2.987 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.
Foram 176 abordagens, 111 ações em apoio às secretarias municipais, 41 ocorrências, 28 ocorrências resolvidas no local, 471 rondas em pontos turísticos, 594 rondas escolares, além de 639 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade).
A GCM também no mês de junho, realizou palestras em 13 escolas, levando para mais de 600 alunos assuntos como bullyng, uso de drogas e importância dos estudos, entre outros temas.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI), espaço onde é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar (AFT, GCM e PM) as áreas que possuem as câmeras de monitoramento.
É também o COI quem recebe as chamadas feitas pelo aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.
Aumento do efetivo
A Prefeitura de Caraguatatuba está aumentando o efetivo da GCM por meio do Concurso Público 001/2019.
Os candidatos estão passando por um curso de formação, no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba, criado em 25 de junho deste ano.
O curso tem carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Durante o curso, os candidatos terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
O que faz a GCM
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Veja Também Recentes

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Eleitos representantes da Sociedade Civil e Poder Público para organização da 1ª Conferência Municipal das Cidades
Promover a sensibilização, mobilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil para debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em Caraguatatuba como também em outros municípios. Este é o objetivo da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba.

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Ancestralidade Viva 2025 promove formação de professores na Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi
A Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi (ECARZ) promoveu entre os dias 7 e 9 de março o Encontro de Capoeira Angola – Ancestralidade Viva 2025, em Caraguatatuba. O evento contou com a participação de mestres, professores e capoeiristas de diversas regiões do Brasil e teve como destaque a formação

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim